Justiça da Noruega condena Testemunhas de Jeová a indenizar mulher que foi desassociada de suas fileiras




Um tribunal de justiça da Noruega condenou a organização religiosa das Testemunhas de Jeová a pagarem cerca de 43 mil reais em indenização para uma mulher que foi desassociada de suas fileiras. Além da indenização, o tribunal de justiça também condenou  as Testemunhas de
Jeová a cancelarem todo o processo que levou a mulher a ser desassociada, como também a pagarem todas as custas do processo. A informação da condenação foi divulgada nessa terça-feira, dia 23 de julho pela imprensa do país. 

Segundo informações do processo judicial divulgado pela imprensa, a mulher foi expulsa das fileiras das Testemunhas de Jeová sob acusação de ter cometido fornicação, mas segundo suas palavras, ela havia procurado os anciãos para relatar que havia sofrido violência sexual praticada por um ddesconhecido. Não concordando com a decisão dos anciãos, ela decidiu procurar as autoridades, que atuaram em seu favor. Seu advogado declarou que foi feita justiça, visto que sua cliente passou quase que toda sua vida dentro da organização religiosa, e sua expulsão causou perdas de amigos e familiares. 

As Testemunhas de Jeová questionaram a decisão tomada pelo tribunal de justiça, declarando que sua decisão interfere na atuação da religião, que segundo as leis tanto da Noruega, como da Convenção Europeia dos Direitos Humanos,  lhes garante o direito de criar regras e tomar decisões para sua proteção.  Devido a isso seus advogados vão recorrer da decisão. 

A decisão do tribunal de justiça da Noruega pode abrir precedentes para que outras pessoas que foram desassociadas das fileiras das Testemunhas de Jeová no país e que tiveram suas vidas prejudicadas tomem a mesma atitude da mulher que saiu vitoriosa no julgamento, de processarem judicialmente a seita. 




Fonte das informações: https://www.abcnyheter.no/nyheter/norge/2019/07/23/195596393/jehovas-vitner-ma-betale-erstatning-til-ekskludert-medlem

https://www.vg.no/nyheter/innenriks/i/opVyw0/jehovas-vitner-doemt-i-forliksraadet-maa-betale-erstatning-etter-eksklusjon?utm_source=vgfront&utm_content=row-1

Comentários

  1. Que vire moda. Se todos que forem excomungado. Dessassociado disciplinado em fim imagine recorrer a justiça dos homens por estarem fazendo o que a biblia manda kkk

    ResponderExcluir
  2. Olha estou aqui porque não quero seguir o que a biblia manda por isso me expulsaram isso nao pode kkkk quero que eles me aceitem de novo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está sendo sínico. A questão não é querer ser aceito de volta pela organização, mas não ser ignorado pela família. Se você se é de família não-TJ e, ao abandonar a religião dos seus parentes fosse totalmente ignorado por eles e seus amigos, inclusive sendo impedido de falar-lhes sobre suas novas esperanças de vida eterna na Terra, certamente estaria reclamando e alegando discriminação religiosa.

      Excluir
  3. Mas a notícia não está correta. A mulher foi aos anciãos contando que tinha sido abusada/violada e foi expulsa por "fornicação". Daí que ela achou profundamente injusto e recorreu para o tribunal e este deu-lhe razão devido ao impacto que isso teria na sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  4. António Madaleno neste caso sim. Agiram de forma cruel com ela. Tem sim que ser denunciado... E pagar com as consequências. Não se preocupe é isso que vai acontecer apartir de agora. Nada será acobertado. Tanto que existe caso de abuso pode sim denunçiar as autoridades.

    ResponderExcluir
  5. TJ Distante. Sinto em dizer com relação a Dessassociado sim sei que é forte mas os vinculos que são cortados são os laços em dizer respeito a doutrina. Não se deixa de falar com pai mãe e até ajuda-los mas no que se diz respeito a reuniões espirituais com irmãos isso não terao mais. Isso é a unica coisa que se perde. Ja que não deseja mais ser TJ. Agora os que acatam e querem voltar aceitam isso numa boa até o momento de voltar novamente. Deixe de enxame!!! Se os que não se arrepende querem continuar na vida promíscua.. Tá com pena leve pra casa. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será mesmo ? quem sabe recorremos ao que a organização ensina :

      A Sentinela, 15 de Julho de 1961, p. 420 (em inglês)
      Jesus encorajou seus seguidores a amar seus inimigos, mas a Palavra de Deus também diz para “odiar o que é mau”. Quando alguém persiste num caminho de maldade, depois de conhecer o que é certo, quando o mau torna-se tão enraizado que é parte inseparável de sua composição, então, a fim de odiar o que é mau, o Cristão deve ODIAR A PESSOA com quem a maldade está inseparavelmente ligada.

      Livro dos Anciãos – Pastoreiem o Rebanho de Deus, ks10 p.114-116 ***

      Ajudem os que se associam indevidamente com parentes desassociados ou dissociados … 6. Se os anciãos souberem que membros da congregação estão tendo associação indevida com parentes desassociados ou dissociados que não moram com eles, devem dar conselhos e raciocinar com esses membros da congregação à base das Escrituras. … Se ficar claro que um cristão está violando o espírito por trás da desassociação nesse respeito e ele não reagir aos conselhos, ele talvez não se qualifique para privilégios congregacionais por não ser exemplar. Esses casos só são cuidados judicativamente quando há associação espiritual contínua ou quando a pessoa critica abertamente a decisão de desassociação.

      A Sentinela, 15 de Novembro de 1952, p. 703 (em inglês,) ***
      Limitados pelas leis da nação mundana em que vivemos, e também pelas leis de Deus através de Jesus Cristo, podemos agir contra apóstatas apenas até certo ponto, ou seja, consistente com ambos os conjuntos de leis. A lei da terra e a lei de Deus por Jesus Cristo nos proíbem de MATAR apóstatas, mesmo eles sendo membros do nosso próprio relacionamento familiar de carne e osso

      A Sentinela, 15 de Julho de 1963, p. 444 (em inglês) ***
      O malfeitor precisa perceber que sua situação está completamente alterada, que seus parentes Cristãos fiéis desaprovam completamente sua atitude iníqua e mostram sua desaprovação por limitar o contato a APENAS aquilo que for inevitável.

      A Sentinela, w71 15/1 p. 63 ***
      Contudo, pode haver alguns assuntos familiares absolutamente necessários que exigem comunicação, tal como a legalização dum testamento ou duma propriedade. Mas deve-se fazer o parente desassociado compreender que a sua situação mudou, que NÃO É MAIS BEM-VINDO no lar, nem é companheiro preferido.

      Veja o video patrocinado pelo porco governante a forma "correta" de tratar os filhos desassociados. link aqui, mas deve ter no site jw também
      Note o que acontece no min 2:35 em diante. A mão sabe que é a filha que está ligando e SEQUER ATENDE A LIGAÇÃO DA PRÓPRIA FILHA isso depois de ser convidada a se retirar da casa deles . É esse o amor que nunca acaba ? É esse o amor ensinado que devemos ter como os próprios filhos ? Se uma mão não quer saber se sua filha que está longe está necessitando de algo, se está doente, se está com problemas NÃO ATENDE A LIGAÇÃO SABENDO QUE É ELA, o QUE dizer do "amor" para com os desconhecidos ?
      link para o video
      https://www.youtube.com/watch?v=Pev7WRf2sgQ

      Excluir
  6. Como você mesmo postou o involvimento. O que diz ali? Quem se envolvi indevidamente. Vou te explicar : indevidamente isso não exclui ajudar parente quando precisa ou um pai ou mãe quando esta doente. Ao contrário é dever do cristão ajudar pais com necessidade ou filho que ainda mora com os pães mesmo sendo Dessassociado. Lembre leia e pense. Indevido como diz lá no manual do ancião é o contrario de devido. No contexto seria indevido ter relações espirituais com ex membros Dessassociados.

    ResponderExcluir
  7. No caso do filme a moça não aceitou a correção foi Dessassociada . Mas poderia ter ficado em casa. Os pais não expulsaram de casa ela saiu. Nesse caso ela decidiu não querer tem nem mesmo o vinculo afetivo com a família. Ajuda ela teria pois estaria sob o mesmo teto dos pais. Esse caso é bem diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betamax, betamax abra seus olhos.vejamos, vamos analisar seus argumentos : perguntinha ? quem decide o que é "envolvimento indevido " ou devido? Veja o livro dos anciãos sobre isso e compare com a bíblia.
      Quanto ao vídeo exposto acho que você viu apenas o que quis vez mas note que aos .50 seg. o vídeo disse que "o pai da menina disse que ela não poderia continuar vivendo na casa deles " Isso não ser "convidado a se retirar "? Se você está numa empresa como trabalhador e o gerente diz : "Betamax, você não poderá mais trabalhar conosco". O que você entende disso ? veja o vídeo. Ademais se você fosse pai ou mão (eu até acho que você não é Deixaria de atender a ligação dos seus filhos ? é O QUE é incentivado no vídeo. Quanto a dizer que o caso é diferente, não é diferente não. poderá ver dezenas talvez centenas de casos semelhantes na forma como alguns pais tratam seus filhos desassociados simplesmente por que não querem mais ser testemunhas de jeová ou até mesmo parentes bem próximos.
      Dá uma vistasso aí :

      https://www.youtube.com/watch?v=nk8zjSW9Qe4

      também nesse e veja como é o amor que nunca falha
      https://www.youtube.com/watch?v=F_cxSedHM4Q

      Excluir
  8. O processo que as Testemunhas de Jeová seguem para desassociar distancia-se muito dos princípios bíblicos em inúmeras áreas. -(3 João 9, 10; Lucas 11:42)
    O que acontece com você são duas coisas ,que são usadas no processo de doutrinação aplicada pela Torre de Vigia:
    “LOVE BOMBING” - As seitas praticam essa forma de controle mental através do falso amor. No instante em que você ingressa em um culto, ganha novos amigos. Será abraçado e todos irão querer falar com você. Para alguém que é solitário ou chegou recentemente a uma localidade estranha é maravilhoso. Entretanto, depois de um tempo esse “amor” torna-se condicional em relação a sua performance e/ou como será avaliado em relação às normas latentes ao culto.

    DISSIMULAÇÃO – As seitas usam a dissimulação. Normalmente a seita nunca contará exatamente para as pessoas no que seus líderes acreditam, suas origens, o que eles praticam e como realmente é a vida no interior do culto. Porque se as pessoas soubessem de tudo isso, jamais ingressariam. Essas informações são passadas lentamente e de forma fragmentada para os iniciados. Dissimulação é o pré-requisito para o controle mental.

    Considere também a seguinte informação
    Visto que a palavra “desassociado” não aparece na Bíblia, o índice de palavras da Tradução do Novo Mundo com Referências orienta o leitor a verificar o termo “expulso”: - Rbi8 p. 1446, veja no jw.org

    DESASSOCIADO. Veja EXPULSAR, EXPULSO. Sob EXPULSO, os textos listados são:

    EXPULSO, João 9:22 , João 12:42 e. da sinagoga
    Ambas as referências referem-se à prática dos Fariseus de expulsar da Sinagoga.
    (João 9:22) Seus pais disseram isso porque estavam com medo dos judeus, pois os judeus já tinham chegado a um acordo para expulsar da sinagoga qualquer pessoa que o reconhecesse como Cristo.

    O texto que a organização conseguiu encontrar que se aproxima mais do termo desassociação é esse dos Fariseus.

    ResponderExcluir
  9. Caro Jotamax , considere o que diz o texto a seguir: Provérbios 14:15 alerta: “Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.”

    Não DESEJO tirar você da organização Torre de Vigia ,permanecer seguindo regras humanas É UMA ESCOLHA pessoal. E devemos respeitar isso, no entanto a fim de comentários ,espero que não se ofenda ,vou apenas acrescentar ao que foi dito em comentários anteriores para, quem sabe, abrir sua mente, muito embora eu pessoalmente acredito que você caso seja TJ ,não acredite muito na organização. ( isto é fato)

    Mas CONSIDERE também as informações a seguir: w88 15/12 pp. 3-5 diz: “A diversidade de interpretações contraditórias hoje existentes entre os chamados cristãos não é por culpa do Autor da Bíblia, nem tampouco dos seus escritores. Quais profetas de Deus, estes “falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo”. (2 Pedro 1:20, 21) A culpa é de leitores da Bíblia que não têm seguido a direção do espírito de Deus quanto a permitir que Deus interprete a sua própria Palavra. Eles têm permitido que idéias pessoais obscureçam seu conceito sobre o que o próprio Autor da Bíblia diz. “

    As citações acima da própria organização CERTAMENTE afirmam que usar texto fora do seu contexto é coisa da religião falsa ,correto? Então lhe convido a EXAMINAR O CONTEXTO da fundamentação bíblica usada pela organização para apoiar a desassociação.
    1 Cor. 5:6, 11-13. ( neste texto Paulo mostra que havia uma situação que precisava ser resolvida. Pergunte-se: onde estavam os anciãos que não fizeram absolutamente nada ? E se havia uma estrutura de organização, como afirma a Torre de Vigia ,por que os anciãos não perderam seus privilégios ,haja vista que estavam permitindo algo tão grave? (lembre-se que tomou toda ação foi Paulo) Caro Jotamax ,ao analisar o contexto deste texto CERTAMENTE você vai encontrar orientações de Paulo para se formar uma comissão judicativa ,não verdade?

    Ainda sobre este versículo .considere o contexto histórico da época, descubra em que salão do reino eles se reuniam e qual o nome da congregação? Também tente descobrir se essa pessoa foi realmente desassociada? E se os irmão deixaram de falar com ele? Tente descobrir o que significava: “parem de ter convivência” e “Removam do meio de vocês a pessoa má.”?

    ResponderExcluir
  10. Também pergunte-se: Será que TODOS seguiram a instrução de Paulo? Veja o contexto a resposta escrita por Paulo 2 Coríntios 2:5-6 : “Ora, se alguém causou tristeza, ele entristeceu não a mim, mas a todos vocês, até certo ponto — para não ser severo demais no que digo. Essa censura DA PARTE DA MAIORIA é suficiente para esse homem; ”

    Para apoiar um MANDAMENTO de homem ela usa 2 João 10, 11. Lembre-se meu caro Jotamax, a organização em seus primórdios ,afirma que CERTAMENTE USAR texto fora do contexto é coisa de religião falsa. Então considerando o contexto de 2 João 10, 11, você certamente ,encontrará o Apostolo João orientando em como tratar aquela pessoa que cometeu um pecado ou que não concordou plenamente com as instruções do corpo governante ,ou não quis mais ser TJ, não é verdade?

    A verdade sobre esse assunto meu caro Jotamax é clara: O tratamento extremo que a organização impõe, de não falar nem um simples “oi” para um desassociado, não se baseia na Biblia ,mas é regras humanas. A Torre de Vigia usa 2 João 10, 11 ,para impor que todo desassociado ou dissociado não seja sequer cumprimentado por educação. Essa regra aplica-se para qualquer pecado que as Testemunhas de Jeová consideram digno de desassociação, e isso inclui uma longa lista de regras criadas pela organização.

    Você consegue depois de analisar o contexto, ver qualquer semelhança bíblica de como as coisas eram tratadas lá no primeiro século ,com os métodos da organização ? conseguiria mostrar nos evangelhos ,Atos ,Romanos ou qualquer outro livro das escrituras gregas algo semelhante ao que a organização realiza? (comissão Judicativa ou tribunal eclesiástico)

    O processo que as Testemunhas de Jeová seguem para desassociar distancia-se muito dos princípios bíblicos em inúmeras áreas. -(3 João 9, 10; Lucas 11:42)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Jotamax, não distorça as coisas... O próprio vídeo da Torre de Vigia é explícito em ensinar a nem atender um telefonema. O que a desassociada queria ligando para a mãe? Uma palestra bíblica? Você defende a organização com argumentos que nem ela mesma usa. Isso mostra que você discorda do isolamento ensinado. Mas mesmo assim insiste em defender a Torre. É incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o Jotamax já sabe que foi e continua sendo enganado (assim como nós fomos no passado).Mas a saída da torre por vezes não é tão fácil pelos mais variados motivos . No caso do jotamax ele quer sair só não encontrou ainda a porta ou janela por onde passar.

      Excluir
    2. As vezes também ocorre que a pessoa sabe que está em um engano, mas é mais agradável continuar fazendo de conta que acredita porque a liberdade implica em assumir uma responsabilidade. É como uma mãe de família que recebe benefícios do chefe do trafico local. Ela sabe que a atividade do benfeitor destrói vidas, mas admitir isso honestamente implica em ter de trabalhar para comprar o que recebe do bandido.
      A ilusão do paraíso futuro dando em troca apenas a submissão e lealdade é muito mais cômoda do que tomar as rédeas da própria vida e resolver seus próprios problemas.

      Excluir
  13. Engraçado que no video de como ensina a tratar dessasociados a mae nao atende a ligaçao da filha nem pra saber se ela queria voltar ou nao quiz nem saber diferente da ilustraçao de jesus do filho prodigo que o pai ja lhe foi ao encontro dele. ..antes d chegar n casa..

    ResponderExcluir

Postar um comentário