Testemunha de Jeová recebe decisão favorável da justiça para tratar de leucemia sem transfusão de sangue





Uma liminar expedida pela Defensoria Pública da Bahia, obrigou o sistema público de saúde do estado a realizar em uma paciente com leucemia, tratamento médico sem a necessidade de transfusão de sangue. A paciente pertence a seita norte americana das Testemunhas de Jeová e devido as suas crenças religiosas se recusava a realizar o tratamento com o uso de transfusões de sangue.

Com a decisão judicial, o hospital aonde está internada a testemunha de Jeová que não tem estrutura para realizar o tratamento de leucemia sem transfusões de sangue terá de fazer sua transferência para um outro hospital que tem condições de realizar o procedimento médico. 

A justiça expediu a liminar após pedido da família da testemunha de Jeová e até o momento o sistema público de saúde da Bahia não acatou a decisão devido ao seu não recebimento.  

Na liminar, as defensoras públicas que atendeu o pedido da família da testemunha de Jeová, declarou que  o governo do Brasil deve respeitar os procedimentos médicos adotados pelos pacientes respeitando suas crenças religiosas.




Fonte das informações:https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/60619-estado-da-bahia-e-obrigado-a-tratar-paciente-testemunha-de-jeova-com-leucemia.html

Comentários

  1. Certamente essa notícia se tornará viral nas redes sociais das TJs. Mas essa situação só continua favorável [à paciente] enquanto ela não correr risco de morte. Caso ela fique a um passo do cemitério, não tem jeito, a justiça permitirá a transfusão. Nessa situação, caso o médico "respeite" a decisão dela, e ela morra, ele será processado por negligência.
    A respeito das defensoras públicas do caso, conforme a reportagem da fonte (Bahia Notícias), um dos argumentos delas é a "liberdade de culto e de crença como direito fundamental de todos". Isso é um termo bastante comum entre militantes políticos. Uma rápida pesquisa no perfil do Facebook de Julia Almeida Baranski, uma das defensoras, mostra que ela é militante pró aborto e coisas do tipo. Sem julgar os interesses dela, é interessante perceber que ela não conhece o que ela está defendendo. Não sabe, por exemplo, que não se trata de simples liberdade de culto. Não sabe que a parte defendida por ela, provavelmente, nem sabe porque não aceita sangue, nem sabe defender sua posição a respeito do sangue. Não sabe que seu depoimento é todo decorado de um texto preparado ela torre de vigia. Não sabe que não foi ela mesma quem comparou aplicação do sangue em seu corpo como um estupro. Não sabe que tudo vem prontinho de lá da sede do imperialismo americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, é isso mesmo. Os testemunhas de Jeová
      são como papagaios, repetem o que o corpo governante manda sem se preocupar com a veracidade das coisas.

      Excluir

Postar um comentário