Testemunha de Jeová pode ser condenado a cumprir dez anos de prisão no Tajiquistão





Uma testemunha de Jeová pode ser condenada a cumprir uma pena de cinco a dez anos de prisão no Tajiquistão. A informação foi divulgada pelo site Fórum 18 no último dia 20.  

Segundo informações, o religioso identificado como sendo um senhor aposentado de 68 anos de idade, está sendo acusado pelas autoridades locais de "incitar o ódio religioso e de  pregar a superioridade das Testemunhas de Jeová sobre outras pessoas." 

A polícia chegou até o aposentado, após abordar duas evangelizadoras da comunidade religiosa que estava pregando para um transeunte em uma rua localizada na cidade de Khujand, algo totalmente ilegal, visto que as atividades das Testemunhas de Jeová estão proibidas no país. 
Na abordagem a polícia recolheu os telefones celulares das evangelizadoras e por meio da agenda de contatos dos aparelhos, o aposentado foi identificado como sendo  o responsável pela organização das atividades das Testemunhas de Jeová na região. Em sua residência a polícia recolheu várias publicações da Sociedade Torre de Vigia, que será utilizada em seu julgamento como prova de ter cometido crime de ódio religioso e de também pregar a superioridade sobre outras pessoas. 

Após ser descoberto pela polícia, o aposentado foi preso e está aguardando seu julgamento para ficar sabendo o tempo que ficará trancado atrás das grades. Seus advogados questionam sua presença na prisão, visto que ele passou por uma cirurgia na perna recentemente e sofre de pressão alta. 

Os advogados do aposentado acreditam que sua prisão e condenação futura, é uma forma de intimidação para outras testemunhas de Jeová no Tajiquistão, já que os religiosos tem desafiado o decreto que proibiu suas atividades no país e tem continuado a realizar suas reuniões e pregações nas ruas.   






Fonte das informações:www.forum18.org/archive.php?article_id=2463

Comentários