Crise na Venezuela faz testemunhas de Jeová participarem de saques em comércios do país







A cada dia que passa piora a situação na Venezuela governada por Nicolás Maduro. Desse que assumiu a Presidência  em 2012, o governante de 56 anos de idade levou o país aos caos. Atualmente quase metade da população da Venezuela está desempregada e 80% das residências do país não tem comida suficiente. Em 2017, o site oficial das Testemunhas de Jeová informou da seguinte maneira sobre a grave crise que atravessa a Venezuela e como estão sendo afetados as mais de 140 mil testemunhas de Jeová que residem no país. 


'Noticiários internacionais têm informado sobre as péssimas condições na Venezuela causadas pela crise econômica. A Comissão de Filial da Venezuela informa que nossos irmãos também têm sido afetados por essa crise. O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová está muito preocupado com essas notícias.

O Corpo Governante continua a monitorar de perto a situação, usando os fundos destinados a ajudar irmãos que necessitam de suprimentos básicos. O Corpo Governante também está se comunicando com outras sedes ao redor do mundo para definir a melhor forma de ajudar nossos irmãos na Venezuela, já que pode ser perigoso prestar ajuda por esforços individuais. 

A Comissão de Filial da sede na Venezuela organizou uma comissão de ajuda humanitária que supervisiona 24 subcomissões em todo o país, para cuidar das necessidades de nossos irmãos. As mais de 149 mil Testemunhas de Jeová na Venezuela estão perseverando apesar de sofrerem muitas dificuldades durante os "últimos dias". Elas também estão se esforçando ainda mais para pregar a mensagem de consolo da Bíblia para seus vizinhos. Luiz R. Navas, porta voz da sede da Venezuela, explica: "Nós nunca prosperamos tanto em sentido espiritual. O número de presentes nas reuniões aumentou. Mais publicadores são pioneiros regulares e ao mesmo tempo têm demostrado muito cuidado na pregação. Nossos vizinhos sabem que somos neutros e que não apoiamos nenhuma das  atividades criminosas que estão assolando o país. Por isso, eles aceitam nossa mensagem bíblica de esperança e consolo."    

As Testemunhas de Jeová na Venezuela vão continuar cuidando umas das outras e consolando seus vizinhos. Em todo o mundo, seus irmãos de fé vão continuar os apoiando e orando por eles.'

Dessa maneira informou o site oficial das Testemunhas de Jeová sobre a grave crise venezuelana. Mas parece que as coisas mudaram de lá para cá, e a ajuda aprovada pelo Corpo Governante as testemunhas de Jeová venezuelanas  se mostrou ineficaz conforme informações divulgadas por um site de notícias.  





No último dia 26, o site do jornal britânico The Guardiam informou que no dia 10 de março se aproveitando de um grande apagão na cidade de Maracaibo, vários moradores da cidade realizaram uma onda de saques no comercio local. Um shopping center foi invadido e cerca de 106 das suas 270 lojas foram invadidas pelos saqueadores.  Um hotel de cinco andares também foi invadido e destruído por um grupo de 100 saqueadores. 

Segundo o jornal The Guardiam, uma jornalista de 35 anos de idade que viu os acontecimentos, muitos dos saqueadores eram mães e pais cumpridores da lei, que nunca tentativa de conseguirem alimentos para seus filhos participaram dos saques no comércio de Maracaibo. Entre os saqueadores segundo a jornalista, estavam uma família de testemunhas de Jeová. 
Segundo a jornalista, ao questionar sobre a participação da família de testemunhas de Jeová nos saques, elas informaram que as despensas da residência aonde moram estão completamente vazias e devido a necessidade de sustentar uma criança pequena, foi necessário se juntar as outras pessoas nas invasões ao comercio de Maracaibo. 

Fonte das informações: https://www.theguardian.com/world/2019/mar/26/venezuela-maracaibo-power-electricity-looting  

https://www.jw.org/pt/noticias/jw-noticias/por-regiao/venezuela/testemunhas-jeova-continuam-trabalho-educacao-biblica-crise-economica/







"O mais triste de tudo 

Comentários

  1. Não tem jeito! A religião (e a civilização) apenas segura os instintos primários do ser humano. Mas eles estão lá, prontos para se manifestarem assim que necessário.

    ResponderExcluir
  2. Deviam aguardar a ajuda da santa organização.
    Não existe uma resolução e uma contribuição para ajuda humanitária?
    Não pregam que existe amor entre seus membros?

    ResponderExcluir
  3. Talvez essa familia se identificou com TJ, mas pode ser que tal não esteja espiritualmente forte, como dizemos, na região que moro tem uma família de TJ, que vieram da Venezuela com esse efeito de coronavirus, a congregação contribui para ajudar financeiramente aqueles que precisam, por isso que é importante que nossa comunidade esteja unida, deve seguir este exemplo apostólico "De fato, ninguém entre eles passava necessidade, porque todos os que possuíam campos ou casas os vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, fazia-se a distribuição, conforme a necessidade de cada um.

    ResponderExcluir
  4. A organização é formada por pessoas imperfeitas assim como todas as organizações da Terra.. Infelizmente pode acontecer de alguns cristãos estarem fracos espirirualmente.. Vivemos em tempos muito difíceis, ao invés de apontarmos os erros dos outros seria mais viável orarmos a Deus para ajudar a nós, nossos entes queridos e essas pessoas q são vitimas a passarmos por essas situaçoes terriveis a qual vemos hj em dia.. Creio q seja uma atitude mental mais humana, ideal a ser tomada

    ResponderExcluir

Postar um comentário