Testemunhas de Jeová são torturadas no Tajiquistão







Entre janeiro e fevereiro desse ano, autoridades do Tajiquistão invadiram dezenas de residências de membros da seita norte americana Testemunhas de Jeová para fazer cumprir um decreto presidencial que proibiu no ano de 2007 as atividades da comunidade religiosa no país. Segundo informações cerca de 17 membros da seita foram levados pela polícia para serem interrogados. Os interrogatórios de cada membro duraram entre 20 minutos e 14 horas. 

As Testemunhas de Jeová que foram detidas tiveram telefones celulares, computadores pessoais como tablets e passaportes confiscados pela policia. Durante os interrogatórios várias delas foram torturadas. 

Segundo as Testemunhas de Jeová que foram torturadas pela polícia, elas foram obrigadas a preencherem formulários com perguntas sobre suas crenças e também  foram obrigadas a assinar documentos confirmando que não foram agredidas nos interrogatórios. 

Uma Testemunha de Jeová que foi detida pela polícia, ficou por dois dias seguidos sendo interrogada e devido ao estresse causado pela pressão que sofreu, acabou tendo um AVC que acabou deixando-a incapaz de andar e falar. Essa não a primeira vez que a tortura praticada pela polícia contra as Testemunhas de Jeová causa lesões graves em uma delas. Em janeiro de 2018, uma Testemunha de Jeová teve uma convulsão numa delegacia após ser espancada por policiais que estavam no local. Devido a essa convulsão, a Testemunha de Jeová teve que ser levada para um hospital. 
No hospital, os policiais que agrediram a Testemunha de Jeová forçaram a instituição de saúde a não fornecer os laudos do atendimento e o médico que atendeu a vítima foi obrigado a fazer uma declaração por escrito a polícia informando que ela não teve ferimentos. Temendo por sua vida após deixar o hospital, visto que foi convocada novamente para prestar esclarecimentos a polícia, a Testemunha de Jeová teve de mudar de região.  

 Segundo outras informações, em outubro de 2018, um grupo de 18 Testemunhas de Jeová, entre elas algumas crianças foram flagradas pela polícia deixando uma residência após um encontro espiritual. Todos foram detidos e passaram horas numa delegacia sendo interrogadas pela polícia. 

Fonte das informações: www.forum18.org/archive.php?article_id=2455

Comentários