Justiça autoriza hospital em São Paulo a realizar cirurgia com transfusões sanguíneas em idosa Testemunha de Jeová





Um tribunal de justiça localizado na cidade de Limeira no interior do estado de São Paulo autorizou a Santa Casa do município a realizar uma cirurgia com o uso de transfusões sanguíneas numa paciente que pertence a seita Testemunhas de Jeová. A informação foi divulgada pelo site Gazeta de Limeira.  

Segundo as informações divulgadas pelo site, no dia 29 de janeiro,  uma idosa de 76 anos de idade deu entrada na Santa Casa de Limeira com o seu estado de saúde delicado após sofrer uma queda em sua residência. Na queda, a idosa acabou fraturando seu fêmur esquerdo e precisava de uma cirurgia ortopédica urgente. 
Seus familiares informaram que como Testemunha de Jeová, a idosa não poderia receber transfusões de sangue no ato cirúrgico, é com o auxilio de líderes da seita orientaram os médicos a fazerem a cirurgia sem transfusões de sangue,  algo que eles não concordaram visto que o hospital que é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS)  não dispõe de equipamentos para esses procedimentos médicos que são oferecidos pela rede particular de saúde.
Criado o impasse, a Santa Casa de limeira acionou a justiça que deu autorização para os médicos realizarem a cirurgia na idosa com o uso de transfusões sanguíneas. O embasamento  do juiz em favor do hospital se deu da seguinte forma;  

" A negativa do paciente em se submeter ao procedimento em virtude de sua crença não deve prevalecer, vez que o direito à vida se sobrepõe à garantia dada pela Constituição Federal à liberdade do credo religioso. Assim, considerando ainda que o hospital pode ser responsabilizado se a paciente vier a óbito em razão da ausência do referido procedimento , defiro a antecipação da tutela para autorizar a autora (Santa Casa) a realizar tantas transfusões de sangue e/ ou hemoderivados forem necessários ao tratamento da requerida, com observação de que não cabe sua substituição por outro tipo de tratamento alternativo em razão da crença religiosa". 

Após a decisão judicial em favor da Santa Casa que autorizou as transfusões sanguíneas na idosa, seus  familiares fizeram sua transferência para outro hospital. 






Fonte das informações:https://www.gazetainfo.com.br/portal/noticia/2147484668/justica-decide-sobre-casos-que-envolvem-transfusao-de-sangue.html




Comentários

  1. alguem sabe se já está disponivel em pdf e a onde posso ver novo pastoreio do rebanho em portugues?

    ResponderExcluir

Postar um comentário