Testemunha de Jeová de 18 anos de idade é preso por recusar prestar Serviço Militar Obrigatório no Turquemenistão




Uma Testemunha de Jeová que mal saiu da adolescência(12-18 anos Brasil) foi condenado a ir para a prisão por recusar prestar serviço Militar Obrigatório  devido as suas crenças religiosas. 

Segundo informações do site Fórum 18 , no dia 7 janeiro, Azamatjan Narkulyev, de 18 anos, foi condenado por um tribunal de justiça localizado na cidade de Lebap no Turquemenistão a cumprir uma pena de dois anos de prisão. Com sua condenação e prisão, aumenta para 12 o número de Testemunhas de Jeová que estão detidas no país por recusarem prestar Serviço Militar Obrigatório.  

O advogado que fez a defesa da jovem Testemunha de Jeová no tribunal considerou injusta sua condenação e das demais que estão detidas em prisões espalhadas pelo país. Segundo o advogado, nenhum tribunal ofereceu as Testemunhas de Jeová, o Serviço Militar Alternativo que em muitos países são adotados para aqueles que se recusam a prestar o tradicional.  




Representantes da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová no Turquemenistão informaram que os jovens que pertencem as suas fileiras  que estão detidos por recusarem prestar Serviço Militar Obrigatório,  foram insultados nas prisões por funcionários das instituições. 

Os representantes das Testemunhas de Jeová temem que novas prisões  possam ocorrer em breve, pois o governo está convocando novamente para o Serviço Militar Obrigatório alguns de seus jovem que ao completarem 18 anos pediram a suspensão do serviço alegando  problemas de saúde. 

A Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas notificou o governo do Turquemenistão para que em vez de condenarem seus cidadãos a prisão por recusarem prestar Serviço Militar Obrigatório fosse oferecido o Serviço Militar Alternativo como em feito em muitos países, mas suas autoridades negam atender a recomendação. 

  



Fonte das informações: www.forum18.org/archive.php?article_id=2443

Comentários