Médicos podem realizar transfusões de sangue em Testemunhas de Jeová mesmo sem suas permissões






 Segundo matéria publicada no último dia 31 pelo site capixaba  Folha Vitória , médicos  podem realizar transfusões de sangue em Testemunhas de Jeová mesmo sem suas permissões. 

Segundo a advogada ouvida pelo site, Fernanda Ronchi"o médico impedido pelo paciente ou sua família de realizar a transfusão, somente pode acatar a decisão se houver outra possibilidade de tratamento. Se essa for a única alternativa para salvar a vida do paciente, ele pode fazer a transfusão, mesmo sem o consentimento, sem que isso implique em quebra de ética médica". 

A advogada Fernanda Ronchi também declarou, "o médico deve respeitar a vontade do paciente, não podendo, em hipótese alguma coagi-lo a uma escolha em desacordo com a sua convicção pessoal. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 1°, inciso terceiro, garante ao paciente o direito á dignidade e á liberdade pessoal de recusar determinado tratamento, não restando evidenciada neste caso lesão ao bem maior da vida".

Segundo Fernanda, o bem maior que uma pessoa pode ter é sua vida e por isso ela prevalece sobre as crenças religiosas. Fernanda enfatizou que para salvar a vida de um paciente, o médico pode pode recorrer a uma transfusão de sangue, mesmo sem consentimento. Segundo ela, o médico que toma essa decisão não comete crime e nem fere a ética da medicina de respeitar a vontade do paciente.  




Para a advogada Fernanda Ronchi, é legal os médicos realizarem transfusões de sangue em Testemunhas de Jeová , se não houver outros recursos disponíveis para salvaguardar suas vidas.




Fonte das informações:https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/12/2018/transfusoes-de-sangue-podem-ser-feitas-contra-vontade-do-paciente 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A torre deveria criar um hospital para os Tjs para fazer os tais tratamentos sem sangue.
    Geralmente tj não tem dinheiro para pagar um hospital particular, ai necessita de atendimento pelo SUS, que mesmo não sendo exemplo de atendimento, não é tão ruim assim, pelo menos em meu estado, mas ai os Tjs que em sua grande maioria não trabalham e logo não contribuem com impostos ao governo, exigem atendimento conforme suas crenças absurdas.
    Isso é simples de resolver, é só o SUS emitir uma portaria informando que não possui capacidade técnica para realizar atendimentos sem uso de sangue, e que se os Tjs precisarem de atendimento, ou que pagem um hospital particular ou que fiquem e morram em casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário