Justiça da Itália investiga morte de mulher Testemunha de Jeová por recusa de transfusão de sangue






A justiça italiana está investigando desde 2015, a morte de uma mulher Testemunha de Jeová devido a recusa de transfusões sanguíneas. Nos próximos meses, os magistrados decidirão se as investigações continuarão. Se as investigações  continuar, o marido da mulher que também é Testemunha de Jeová poderá ser responsabilizado criminalmente por sua morte. 

Segundo a justiça, a mulher Testemunha de Jeová estava hospitalizada para tratar de uma doença, e durante seu tratamento os médicos não puderam realizar transfusões sanguíneas devido as suas crenças religiosas, que foi determinante para sua morte. 

Antes de dar entrada no hospital para tratar de sua doença, a mulher apresentou alguns documentos assinados, a qual proibia a equipe médica de realizar qualquer tipo de transfusões sanguíneas no seu tratamento. Os documentos além de ter sua assinatura, foram assinados por seu marido e também por sua irmã. 

A justiça italiana descobriu que a mulher Testemunhas de Jeová na época da elaboração do documento que proibia os médicos de realizar transfusões sanguíneas em seu tratamento não estava em condições psicológicas adequadas para tomar essa decisão. Segundo um dos médicos, a mulher Testemunha de Jeová sofria de depressão devido a sua doença. 

A justiça italiana quer saber nas investigações, se a mulher Testemunha de Jeová realmente tinha o desejo de não receber transfusões sanguíneas, ou se foi pressionada por seu marido para tomar essa decisão.  


Fonte das informações:https://www.coratolive.it/news/cronaca/767814/morta-dopo-aver-rifiutato-le-cure-il-marito-non-archiviate-linchiesta

Comentários

  1. Na graça e na paz de nosso senhor e salvador Jesus!!

    ResponderExcluir
  2. Para trás de mim satanás! Parem de perseguir o povo de Jeová!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está perseguindo? São fatos irmão!

      Excluir
    2. Mais um iludido da torre que, se ele acordar, vai falar assim no futuro:"nossa, o que eu era obrigado a falar para as pessoas de fora em nome de uma quadrilha[corpo governante]!" Kkkkkk

      Não é de estranhar, que eu também já fui assim, tal como quem já foi também quando abraçávamos as doutrinas da torre. Nós, ex-TJ's, que bom que acordamos a tempo, né, gente?

      Excluir
    3. Ficou magoadinho Sr. Mario Sergio Cardoso?
      Então corre lá contar aos teus anciãos que você está aqui nesse blog, que você verá como os santos e amados anciãos irão te perseguir...

      Excluir
    4. Olha o ridiculo do caçador do sul defecando pela boca , se identifica o Tj enrustido !

      Excluir
    5. Unknown, cite os "fatores" que levam vc a tirar essa "conclusão" que escreveu acima. sem atacar ninguém, é claro! Quero um argumento forte e bem objetivo para todos nós debatermos aqui. Atenção aqui! Vc que é novato, lá por ter ligações com a torre, não está livre do risco de ser refutado!

      Excluir
  3. A falta de transfusão NÃO MATA! Qual a razão da morte? Duvido que o seu preconceito te deixe verificar a razão da morte do paciente. Quem não é apóstata tem opiniões abalizadas na ciência e não na discriminação. Veja essa reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=GWScQGgCjzM veja também esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dRx2G6YoeXE

    ResponderExcluir
  4. Pessoas instruídas rejeitam transfusões de sangue. Você é instruído ou preconceituoso? https://youtu.be/dRx2G6YoeXE?t=171

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço um rapaz que nasceu com um grave problema no sangue que EXIGE uma transfusão COMPLETA. Se ele não ser tratado com isso, ele morre mesmo! Ele vive aqui perto, pois tem familia que mora na mesma localidade que eu. Acha que os pais deixariam ele morrer em nome da vossa doutrina da torre? Nem pensar!

      Excluir
    2. Poste o livro médico que comprova essa exigência. Já sei, você nunca leu, certo?

      Excluir
    3. Não é preciso livro nenhum. Eu conheço o rapaz que eu me referi acima pessoalmente e sei da história dele.

      Excluir
  5. Eu desafio qualquer um neste blog a responder "com links" para livros médicos ou vídeos gravados por profissionais como os que colei nos meus comentários. Podem ser em outras línguas também, se acharem. Não respondam com o seu preconceito ou com aquele alguém me disse isso então "eu acho que...". O achismo é tão perigoso quanto a auto-medicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://sicnoticias.sapo.pt/programas/perdidoseachados/2012-11-07-heranca-de-sangue

      Excluir
    2. https://www.google.com/amp/s/www.minhavida.com.br/amp/saude/temas/talassemia

      Excluir
    3. Esses links acima, José Pires, o primeiro fala sobre o rapaz que eu citei. O segundo fala da doença dele de forma mais explicativa. Leia isso e tire suas conclusões.

      Excluir
    4. Os links acima não indicam que a transfusão é a ÚNICA opção e sim uma das opções. Sempre há opções para tratar a saúde. Se alguém disser " só pode ser tratado com transfusão de sangue" não terá nada por escrito pra comprovar isso pois é apenas a opinião dessa pessoa. No mundo todo há pessoas pouco informadas. Os congressos médicos são feitos com frequencia pra "recalibrar" os profissionais de saúde mas nem todos continuam seus estudos, param lá na faculdade.

      Excluir
  6. Sim. Temos uma irmã com esse problema. ela melhorou ao longo dos anos mas nunca usou sangue. O sangue não é a ÚNICA forma de tratamento nessa doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço este rapaz aqui perto e sei a gravidade da situação dele. É verdade que muitas pessoas não têm essa doença tão grave quanto a dele. A dele é gravíssima a ponto de exigir uma completa transfusão de sangue.

      Excluir
    2. O caso do rapaz é a talassemia major:

      http://www.appdh.org.pt/hemoglobinopatias-talassemia.htm

      Excluir
  7. e quantas transfusões ele já fez? Há remédios (que não são sangue) que podem tratar a irmã e ela toma remédios todos os dias ha vários anos, e ele? Se só o sangue pode tratá-lo ele precisa de sangue com qual frequencia? Todos os dias, todos os meses nos últimos anos?

    ResponderExcluir
  8. Este é o X da questão. Existe mesmo uma doença cujo ÚNICO tratamento é a transfusão de sangue? Somente neste caso poderia-se dizer que alguém morreu por que não tomou sangue. Em qualquer outro caso a morte pode ser por septicemia, falência dos órgãos, enfarto do miocárdio, isquemia, fístula, infecção generalizada... Mas você só entenderá a real causa da morte quando conseguir superar seu preconceito sobre o uso do sangue. Pense no preconceito como sendo uma trave e leia esse texto: "...Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma TRAVE no teu? 5 tira primeiro a TRAVE do teu olho e, então, (verás claramente e) cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão..."

    ResponderExcluir
  9. José parabéns , calou a boca desssa ENCEFÁLICA , essa é uma daquelas que vai virar estrume na face da terra .kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse rapaz toma transfusões todos os meses. A real causa da morte é a ausência dela. Imagine-se no lugar desse rapaz e seja realista! Qual seria a sua opinião sobre ele se vc tivesse essa doença? Teria que ouvir dos médicos que a situação é grave a ponto de não haver remédios suficientes, né?

      Excluir
  10. Sim, é triste mas a vida deve continuar. No link que vc postou acima somos informados que a solução do problema não é transfusão de sangue e sim o transplante de medula óssea. Ele já fez esse transplante? Até quando vai sofrer fazendo transfusão atrás de transfusão? Problemas de saúde precisam de cuidado e, no caso dele, o cuidado correto é com transplante. Transfusões causam mais problemas e diminuem a vida. Enquanto o transplante não chega existem alternativas menos problemáticas como ácido fólico e tratamentos com ortomolecular.

    ResponderExcluir
  11. Estou vendo que a sua opinião sobre o transplante de medula choca contra o que diz no próprio site JW.ORG pergunte para os anciãos da sua congregação ao ler isto aqui para vc se esclarecer melhor:

    https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1984368

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde está o choque?
      Leia novamente a última frase no artigo que você citou: " Embora seja NECESSÁRIO NESTA QUESTÃO UMA DECISÃO PESSOAL, os comentários da Bíblia a respeito do sangue e da medula (tutano) devem ajudar a pessoa a tomar a decisão. " Nesta frase não diz "pergunte aos anciãos qual decisão tomar" e sim "...a pessoa a tomar a decisão". A decisão é pessoal e não há repreensão por decisões tomadas em base pessoal que não contradizem a bíblia. Como a bíblia não faz comentários diretos a esse assunto a decisão de aceitar o transplante não contradiz a bíblia.

      Compare isto com este artigo: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101990005#h=11:0-11:241

      Especialmente nesta frase: "Não parece às Testemunhas que a Bíblia faça comentários diretos sobre transplantes de órgãos, por conseguinte, AS DECISÕES QUANTO A TRANSPLANTES de córnea, de rins, ou de outros tecidos, PRECISAM SER FEITAS PELAS TESTEMUNHAS INDIVIDUALMENTE (e não perguntando aos anciãos como você disse em seu comentário)." Decisão tomada em base pessoal e com oração!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Leia isto também. O pessoal daqui vai também debater conosco.

      Excluir
  13. Odete. O assunto deste blog é transfusão de sangue e a solução para o seu amigo não está em transfusões e sim em um transplante de medula óssea. Eu provei nos links das publicações acima e no seu próprio link que não há restrições bíblicas aos transplantes. O texto que você postou não fala sobre transfusão ou sobre transplantes. Acredito que você já entendeu qual é o ponto de vista da bíblia sobre transfusões e transplantes mas agora quer mudar de assunto. Estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe como se faz um transplante de medula óssea:

      https://youtu.be/bbdCw42hhy8

      Excluir
  14. Obrigado por concordar comigo. É bom ver que você não é uma pessoa desarrazoada que, quando percebe que a razão está do outro lado, quer mudar de assunto apenas pra continuar a discussão já resolvida. Eu já sabia como se faz transplantes, meu irmão trabalha no hospital. É bom viver num tempo que pessoas leigas podem se informar sobre procedimentos médicos internos do hospital. Há algum tempo atrás ninguém sabia disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu não entro mais para as TJ's. Até porque sou ateia. Vc pode acreditar no que quiser, desde que não haja proselitismo. Haja respeito mútuo porque da mesma forma que eu respeito a sua posição, vc também tem que respeitar a minha mesmo que não estejamos de acordo um com o outro...

      Excluir
  15. Na verdade eu não mencionei -voltar pra Jeová- . Ninguém muda de religião "sem querer". Se me permite colocar uma simples opinião: Suas idéias de vida devem te fazer feliz! Sempre que começo um estudo toco o vídeo esclarecendo ao estudante que ele não precisa se tornar TJ a não ser que queira. Veja o trecho do vídeo que uso pra começar um estudo bíblico: https://youtu.be/KStkKHBKBrU?t=62

    É errado forçar alguém a aceitar minha religião. As TJ não podem fazer isso como diz a Sentinela: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2002002#h=20.

    Por favor, continue sendo ateia se isto te faz feliz!

    ResponderExcluir
  16. Para quem nao sabe, como me parece ser o caso do sr. José Pires, no passado, em publicaçoes das tj's existiam sim restrições em relação aos transplantes. Para as tj's os transplantes eram algo condenável. Também em relação às transfusoes de sangue, as doutrinas foram mudando diversas vezes ao longo dos anos nas tj's. Chegaram a proibir as transfusoes por diversas vezes, e depois a nao proibirem. Actualmente aceitam fracçoes de sangue. Por exemplo, podem aceitar fracçao A, mas ja nao podem a fracçao B, podem a C, mas ja nao podem a D. Eu pergunto: mas nao é tudo sangue?? Isto é quase como pegar numa maçã e cortá-la em muitos bocados pequeninos e comer apenas alguns desses bocadinhos. Mas o que está a comer não é maçã? Não faz parte tudo da maçã??
    Em relação ao que digo, eu posso testificar tudo, se quiser. Coloco-lhe aqui se quiser as diversas vossas publicaçoes que sao a prova genuina de tudo que falo. Assim como a doutrina do sangue e dos transplantes, há mais diversas doutrinas que foram mudando ao longo dos anos nas tj's. Se tao somente as pessoas que se encontram dentro desta organizaçao pesquisassem o passado de suas publicaçoes e toda a sua história de onde estao, abrir-se iam vossos olhos e veriam realmente onde estao. Desde as diversas profecias que ditaram do fim do mundo, passando à doutrina dos 144000 ungidos que foi mudando com o tempo, entre outras como é este caso das doutrinas do sangue, ficariam estupefactos com o que descobririam do passado desta organizaçao ate aos nossos dias.
    E tudo começou com charles taze russel, o maçon, ...

    ResponderExcluir
  17. E só mais um pequeno comentário: não será nenhuma organização que vai trazer a salvaçao seja a quem for. Não é por o sr. José Pires e muitos como o sr. se encontrarem dentro dessa organização que vai ser salvo no dia do Senhor. Antes a salvação só se consegue em Cristo, Jesus. Por reconhecermos a Jesus Cristo como o salvador de toda a humanidade e levarmos uma vida em Cristo, seguindo seu exemplo que demonstrou muito bem quando esteve aqui na terra.

    ResponderExcluir
  18. E realmente as tj's nao forçam ninguem a entrar no seu meio, ou organizaçao. Mas quando saem, e foram batizados antes de terem saído, aí a história já é outra. Entra o ostracismo em acçao. Tudo contrário ao grande exemplo que todos nós nos deviamos regir em nossas vidas, que é o exemplo do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  19. Viver de passado é um grande empecilho à felicidade. Talvez uma das tendências mais presentes nos que desenvolvem o mal terrível conhecido como Depressão. Na realidade o paradoxo metafísico é apenas uma idéia fictícia e não devemos transformá-la num "ideal" ou filosofia de vida tipo "Sou assim por culpa do meu passado", ´faço isso por causa do meu pai". Como vamos crescer e aprender a viver? É uma "sabedoria ao contrário" viver de passado como disse Salomão em Eclesiastes 7:10. Esse hábito revela quem guia nossos pensamentos por ter poder sobre nós mesmo sem o nosso conhecimento (joão 14:30).

    Sugiro este artigo pra reflexão: http://www.sbie.com.br/blog/6-habitos-que-te-impedem-de-ser-mais-feliz/

    ResponderExcluir
  20. Por favor, não me chame de "Sr José Pires". me sinto muito velho. Meu nome é josé Francisco Pires Júnior mas meu amigos me chamam de Zé ou Zezinho. Se preferir me chame apenas de José. Agradeço por sua gentileza.

    ResponderExcluir
  21. Que a Paz e o Amor de Jeová Deus e de Jesus Cristo, Seu Filho, que transcende todo o pensamento esteja com todos nós!!!
    Olá amigo e irmão, José Pires! Em primeiro lugar, quero te parabenizar pela suas belas palavras, eloquência e conhecimento profundo das escrituras. E por defender com coragem a nossa fé!
    O que eu tenho observado é que sempre que aparece alguém como você com capacidade argumentativa para debater com vocabulário abalizado, os outros que gostam de debochar de nós, ficam calados; estes usam as armas que têm e a única, o sarcasmo e o desrespeito; pois não tem o poder de argumentar e muito menos algum conhecimento embasado, como você, meu caro, tem! Por isso, eles usam os seus instintos mais primitivos, a violência física, o assédio moral e psicológico; quando não conseguem vencer um debate de maneira civilizada, por não terem o dom da persuasão. São pessoas desarrazoadas! Mas você dentre alguns que se manifestam aqui, o tem feito de modo exemplar. Sem fazer qualquer tipo de proselitismo religioso, sem ataques à outrem, tendo um profundo respeito com os nossos desafetos, que sempre nos desrespeitam por puro ódio e preconceito; dás um bom testemunho!
    Acho que eles deveriam aprender um pouco com você, ou pelo menos serem razoáveis na hora expôr as suas opiniões pessoais.
    Obrigado, amigo! São pessoas como você que me faz ser ainda mais convicto da minha fé e ver a diferença que existe do povo de Deus para eles; na atitude, na polidez e na educação. Pois nós não somos superiores à ninguém, mas apenas diferentes!!! Um abraço e com fique Jeová

    ResponderExcluir
  22. Vou entao tratá-lo por José, visto que por Zé ou Zezinho são seus amigos que o tratam assim. Por mim até poderia ser seu amigo e assim tratá-lo por Zé, mas o José e pessoas como você nao podem ter alguém como eu como amigo. Sou considerado aos vossos olhos um apóstata do mundo. Sou um ex-tj batizado e como tal é completamente impossivel, nao de minha parte, mas de sua parte, eu poder ser seu amigo.
    Deixo também aqui a nota, que julgo que parece ter ficado confuso se calhar pelo que escrevi, que não sofro de qualquer tipo de depressão, apesar de ter dois irmaos que estao nessa organizaçao que nao me falam apenas porque ja nao estou lá mais e descobri o que é essa organização.
    Sou uma pessoa bastante feliz, tenho uma família fantástica, aparte de meus dois irmaos, e faço todos os dias por seguir o grande exemplo de Jesus.
    Apenas uma dica: antes de pregarem o amor de porta em porta, comecem por pregar o amor na família. De que vale fazer isso, se nao praticam o amor ao próximo como Jesus ensinou. Tantas famílias destruídas, filhos que são colocados fora de casa e nem sequer atendem uma chamada de seu proprio filho. Irmãos que não se falam.
    Tudo por doutrinas completamente distorcidas de um corpo governante que se quer por na posição de Jesus.
    E acredite, depois de ter aberto meus olhos, porque Deus assim me permitiu, sou agora uma pessoa muito mais feliz do que era antes.
    Oro todos os dias ao Senhor e salvador Jesus para que pessoas como o José e meus dois irmãos e também minha mãe, que felizmente convive comigo, consigam um dia ver com olhos de ver a realidade de onde se encontram.
    Pesquise por favor. Na era da informação, a ignorância é opção. As provas estão por toda a parte na internet. Faça isso pra seu bem e se calhar de pessoas suas próximas.
    Abraço.



    ResponderExcluir
  23. Irmão Rogério. quantas palavras doces o irmão usou. Realmente sou muito grato e até me emociono ao ler novamente seus argumentos. Faz toda a diferença do mundo quando alguém se expressa de modo razoável e polido. Essa características são sempre enfatizadas em nossa linda reunião Vida e Ministério a qual reflete o amor de nosso Amigo Jeová e nosso Rei Jesus. Como é bom ser instruído por Ele, né? Fico contente em saber que, de alguma forma, contribuí pra sua fé.
    Posso ver essa "violencia" citada no seu comentário nas palavras do comentário anterior ao que estou fazendo agora. Sempre noto que aqueles que não têm razão não conseguem argumentar ou defender de forma tranquila o seu pensamento. Isto pode revelar que não há pensamento organizado ou algum tipo de disciplina mental ou até mesmo que sua opinião se baseia "apenas" em outras opiniões. Nossa fé deve se basear em evidencias sólidas e não no "alguém disse" ou "me disseram que foi assim no passado". Tenha sempre certeza de que estamos no caminho correto e (como disse o irmão herd no broadcasting) pertencemos à melhor organização religiosa imperfeita que existe na terra. Jeová te abençoe!

    Note o que diz este artigo:https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/201975085
    Agradeço muito suas palavras animadoras!

    ResponderExcluir
  24. As evidências são super sólidas. Nao foi por alguém que me disse. Pesquisei em vossas publicações. Não sou pessoa de acreditar apenas porque dizem que é assim. Pesquiso e raciocino por mim. Aconselho o José a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Usuário Unknow. Infelizmente não sei o seu nome para tratá-lo com a dignidade e respeito que certamente merece da minha parte. Peço que me perdoe se dei a entender que tem algum problema de saúde como a Depressão. Posso te assegurar que essa não foi a minha intenção.

    Muitas pessoas inteligentes e saudáveis tomam decisões que podem ou não ser iguais (ou diferentes e até opostas) ao meu pensamento e isso jamais poderia ser usado como argumento para criar algum tipo de "pressuposição" indicando algum traço pejorativo a respeito de quem não pensa como eu. É aí que começa o preconceito e essa é a base da discriminação.

    Acredito que pensou bem antes de tomar uma decisão tão significativa como a de sair da organização mas me pergunto. Se está realmente feliz onde está porque nos tirar de nossa felicidade? Entendo que tenha se convencido de pensamentos extremamente diferentes dos meus mas... (me perdoe a impertinência, tenho que te perguntar)

    ...isso realmente quer dizer que é feliz e eu não?
    Só pode ser feliz que abandona a Jeová?
    É por isso que ora pra que nós também abandonemos Quem tanto amor demonstra diariamente por nós?

    Lamento se minhas perguntas destoam com meu respeito por sua pessoa. Tenha certeza que não quero ser grosseiro pois ninguém merece ouvir minhas lamúrias pessoais e ninguém é culpado pelas minhas decisões além da minha própria pessoa.

    Não estou apelando pra volte pra Jeová nem indicando que fique onde está. Essa decisão é sua e só sua. Apenas penso, se permite minha opinião, que mesmo os que pensam deferente do seu ideal de vida também podem estar certos, não acha? A Organização imperfeita das Testemunhas de Jeová está se esforçando pra fazer o que é certo e, eu pessoalmente me esforço muito, será que só merecemos críticas e nenhuma palavra de incentivo? Só porque alguém errou todos erramos?

    Peço que, por favor, repense seus argumentos. Converse com Jeová sobre isso. Obrigado por sua atenção e espero não ter exagerado em minha palavras.

    ResponderExcluir
  26. Um pequeno grande pormenor:
    O Senhor e Salvador Jesus é que julgará cada um de nós no seu grandioso dia.
    Não o corpo governante, nao os anciãos, nao o homem.
    Isto é o que vossa organizaçao faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknow, meu querido; enquanto você tiver uma mente tribal e limitada, não vai conseguir enxergar as coisas além do óbvio!
      O CG, os anciãos, o homem não são amos de nossa fé; mas espiritualmente são pessoas mais capacitadas e maduras em administrar a obra de pregação que Jesus, Nosso Amo, nos comissionou. Só os que permanecerem fiéis à Cristo até o fim, são os que serão salvos.
      A bem na verdade, você não está preocupado(a) com o nosso bem-estar, e sim, em se empenhar numa campanha contra a organização; uma organização que têm ser combatita à qualquer custo. Os seus argumentos repetitivos e previsíveis em relação aos homens que tomam a dianteira na organização, não passam de uma técnica que os especialistas chamam de As Nasum. Sempre repete os mesmos argumentos, na tentativa de convencer um indouto de uma suposta verdade!!! Os ateus também usam de vários argumentos e de várias controvérsias para contradizer a existência de Deus e assim se eximirem de responsabilidade com suas próprias consciências!!!!

      Excluir
  27. Sim. Apenas complementando suas palavras corretas. Todos seremos julgados pelo Nosso Senhor Jesus. Isto inclui os anciãos e os membros do Corpo Governante. Todos vamos responder pelas nossas decisões. Sinto isto como algo realmente muito animador pois me esforço bastante pra obedecer o que Jesus mandou e Ele mesmo disse sobre os que obedecem suas palavras "...estou convosco todos os dias até o fim" mateus 28:20

    Obrigado por me relembrar essa verdade feliz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário