O Machismo nas publicações das Testemunhas de Jeová



As Testemunhas de Jeová já promoveram o machismo 
em suas publicações ? 

Sim . Por meio da revista A Sentinela de 15 de fevereiro de 2012 , a organização das Testemunhas de Jeová promoveu   o machismo .  
 Leia abaixo parte do artigo aonde se pode ver a promoção do machismo por parte da organização religiosa . 









 Muitos exemplos atuais ilustram o valor de aplicar os conselhos de Pedro. Veja o caso de Selma. Quando ela começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, seu marido, Estêvão, não gostou. Ele admite: “Fiquei furioso, ciumento, possessivo e inseguro.” Selma observa: “Mesmo antes de conhecer a verdade, viver com Estêvão era como pisar em ovos. Ele era muito nervoso e, quando comecei a estudar a Bíblia, isso se agravou.” O que ajudou a melhorar a situação?
 Selma lembra-se de uma lição que aprendeu da Testemunha de Jeová que estudou com ela. “Certa vez”, ela conta, “eu não queria estudar a Bíblia naquele dia. Eu estava triste e com pena de mim porque na noite anterior Estêvão havia batido em mim quando eu tentava provar um ponto de vista. Quando contei à irmã o ocorrido e como me sentia, ela me pediu para ler 1 Coríntios 13:4-7 . Depois de ler, pensei: ‘Estêvão não me demonstra nenhuma dessas expressões amorosas.’ Mas a irmã me fez pensar diferente, perguntando: ‘ Quantos desses gestos amorosos você faz por seu marido ? EU RESPONDI: ' Nenhum , pois ele é uma pessoa muito difícil .'A irmã disse ,com brandura : 'Selma , quem está tentando ser cristão aqui ? Você ou Estêvão ? ’ Eu vi que tinha de mudar meu modo de pensar, por isso orei a Jeová pedindo ajuda para ser mais amorosa com meu marido. Aos poucos, as coisas mudaram.” Depois de 17 anos, Estêvão aceitou a verdade.




Conforme se pode ler acima , a revista A Sentinela de 15 de fevereiro de 2012 , não somente promove o machismo , mas também presta um desserviço as milhares de mulheres da comunidade religiosa ao ensinarem que elas devem tolerar os agressões  físicas e verbais por parte dos homens ,  como uma maneira de submissão ou como forma deles tornarem crentes no
 futuro . 





Confira os erros da experiência publicada na revista das Testemunhas de Jeová .

Erro 1  

Selma lembra-se de uma lição que aprendeu da Testemunha de Jeová que estudou com ela. “Certa vez”, ela conta, “eu não queria estudar a Bíblia naquele dia. Eu estava triste e com pena de mim porque na noite anterior Estêvão havia batido em mim quando eu tentava provar um ponto de vista. Quando contei à irmã o ocorrido e como me sentia, ela me pediu para ler 1 Coríntios 13:4-7 . 

Selma era estudante da Bíblia com uma Testemunha de Jeová . Certa vez .  durante seu  estudo relatou que havia sido agredida por seu marido no dia anterior . Em vez de incentivar Selma á procurar ajuda , devido ao fato de ter sido agredida , a Testemunha de Jeová incentivou ela a ler um texto da Bíblia . 




Erro 2 


. Quando contei à irmã o ocorrido e como me sentia, ela me pediu para ler 1 Coríntios 13:4-7 .
Depois de ler, pensei: ‘Estêvão não me demonstra nenhuma dessas expressões amorosas.’ Mas a irmã me fez pensar diferente, perguntando: ‘Quantos desses gestos amorosos você faz por seu marido?’ Eu respondi: ‘Nenhum, pois ele é uma pessoa muito difícil.’ A irmã disse, com brandura: ‘Selma, quem está tentando ser cristão aqui? Você ou Estêvão?’ Eu vi que tinha de mudar meu modo de pensar, por isso orei a Jeová pedindo ajuda para ser mais amorosa com meu marido. Aos poucos, as coisas mudaram.” Depois de 17 anos, Estêvão aceitou a verdade.

Já por anos , Selma estava sendo agredida por seu marido . Segundo a experiência , Selma era culpada pelas agressões , devido ao fato de não aplicar em seu casamento as orientações da Bíblia . Não existe justificativas para tolerar agressões contra mulher . Todo tipo de violência contra elas é considerado crime .  
Além de tolerar a violência por parte de  seu marido , Selma teve de fazer mudanças para não mais ser agredida . Ela teve de atender os caprichos dele por ser submissa e ter tolerado ele ainda por mais 17 anos , até que ele tornou-se Testemunha de Jeová . 






Com certeza essa foi uma experiencia trágica contada pelas Testemunhas de Jeová em suas publicações . Uma experiencia machista , conforme se pode ler .

Fonte das informações : https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20120215/A-felicidade-é-possível-num-lar-dividido/

https://psychcentral.com/blog/signs-of-emotional-abuse/

Comentários

  1. A bíblia diz que "o homem é o cabeça da esposa, assim como cristo é o cabeça do homem, assim como o cabeça de cristo é deus" aqui eu jâ notava e muito, um machismo muito marcado! Era aí que eu questionava as TJ's até a exaustão mas nenhuma me satisfazia essas minhas questões. Notava que sempre havia algo que não estava bem.

    ResponderExcluir
  2. Os homens dessa seita se utilizam confortavelmente desses textos bíblicos para denegrir as mulheres. Inclusive, se uma mulher quiser presidir uma reunião ou fazer uma oração na presença de um homem precisa colocar um lenço na cabeça. Eu poderia dicar dias aqui escrevendo todos os absurdos que presenciei durante anos naquelas congregações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário