Criança prefere ser católica do que Testemunha de Jeová e seu desejo vai para os tribunais de justiça



Pode um pai obrigar seu filho a ser uma Testemunha de Jeová ? Essa pergunta surgiu na Itália após um cidadão católico  entrar na justiça contra sua ex esposa que havia se tornado Testemunha de Jeová e ao tomar conhecimento que seu filho menor não gostou de trocar o catolicismo pelos ensinamentos da seita norte americana  decidiu ingressar com uma ação na justiça para garantir o direito de seu filho escolher sua religião .  

Segundo informações da imprensa italiana , os protagonistas da ação na justiça eram dois pais separados e o filho mais novo e girava em torno da legalidade de impor ao menor uma religião diferente daquela que ele seguiu . 

Os pais são separados e a criança menor vive com a mãe . Após o divórcio , a mulher muda sua fé  se convertendo para as Testemunhas de Jeová . Quando ela vai para as reuniões num Salão do Reino , ela leva seu filho menor , que não gosta de assistir as reuniões espirituais no local , porque prefere os ensinamentos da Igreja Católica . 
O pai toma conhecimento do assunto e avisa para sua ex esposa que ela não pode mudar a religião do filho . A ex esposa alega que ela tem a guarda da criança e isso lhe garante o direito de fazer seu filho vira Testemunha de Jeová . 

Em audiência judicial , a criança alegou para os magistrados que se sente desconfortável nas reuniões das Testemunhas de Jeová e que seu desejo é continuar sendo reconhecida como católica . 
Se baseando no depoimento da criança , a justiça entende que seu desejo deve ser respeitado e o pai não pode impor sua religião no filho . 

Leia abaixo o artigo publicado num site  italiano .  ( Observações importantes : o texto abaixo em italiano  foi traduzido para o português  pelo Google e não foi alterado pelo autor do blog Testemunhas de Jeová Em Foco . 





É permitido converter a criança para outra religião?




A questão espinhosa foi objecto de uma decisão do Supremo Tribunal de Cassação, através da recente sentença de 24 de maio de 2018, n. 12954 .
O caso, que vê como protagonistas dois pais separados e seu filho mais novo, gira em torno da legalidade de impor ao menor uma religião diferente daquela que ele seguiu .
Os pais são separados e a criança vive com a mãe. A mulher após o divórcio muda a religião, convertendo-se às Testemunhas de Jeová. Quando ele vai às reuniões do Templo, ele também traz seu filho menor, que não parece feliz com a mudança na crença religiosa, ele prefere a religião católica.
O pai aprende o que está acontecendo e diz a sua esposa para não tentar mudar a religião do filho. A mulher discorda e afirma que sua co-propriedade de autoridade parental lhe dá o direito de converter seu filho a outra religião.

Contrastes entre pais em criar filhos

Quando há contrastes entre os pais sobre o endereço da educação a ser dada ao filho menor, na ausência de um acordo entre os dois, o tribunal decide . O pai ou a mãe podem entrar em contato com o juiz pedindo-lhe para adotar a decisão que ele considera mais conveniente, não uma terceira via, uma das duas em questão. Ao decidir, o tribunal deve aderir ao único parâmetro, representado pelo melhor interesse para a criança .

Eles não revelam convicções religiosas ou princípios morais dos pais



Se um pai quer converter seu filho para sua religião, quando a criança sempre foi acostumado a um credo diferente, não pode deixar de ter em conta « qualquer inconveniente pelo fato claro. O juiz deve dirigir-se aos serviços sociais ou ao psicólogo que, após uma cuidadosa avaliação das reações do rapaz, expressa sua opinião com um relatório por escrito para ser arquivado no processo civil.
pai não pode impor a sua religião na criança se o danificar no crescimento e pode comprometer o seu equilíbrio emocional. Isso não resulta em uma abstenção do proselitismo, mas nem mesmo em uma reivindicação, e muito menos em uma restrição. aconselhamento vai definir se o pai está tomando "técnicas difundida crença" muito ou não fazendo.
Uma portaria do Supremo Tribunal há alguns anos decidiu que, se um dos cônjuges decide mudar sua religião (ele havia se tornado uma Testemunha de Jeová), o outro não pode pedir a separação e acusação ou a custódia das crianças ( Caixa de Encomenda No. 14728/2016).
Uma ordem do Tribunal de Prato ofereceu uma interpretação muito mais rigorosa do assunto. De acordo com os juízes, permanecendo a liberdade de cada pai escolher sua crença, quando isso pode ser desestabilizador para a criança, o mesmo pode ser confiado ao outro genitor.
Aqui estão as palavras do texto da frase:
Em termos de separação judicial dos cônjuges, desde que a custódia compartilhada deva ser excluída quando possa ser prejudicial aos interesses dos filhos menores, deve fornecer a custódia exclusiva do menor, no caso de cinco anos de idade, a mãe em uma posição. para assegurar-lhe um modelo educacional predominante adequado para garantir um processo regular de socialização e para permitir-lhe adquirir as certezas necessárias para um crescimento equilibrado, se o outro progenitor, neste caso a mãe, tivesse abraçado a religião das Testemunhas de Jeová, apresenta desestabilização para o menor, apresentando um modelo educacional que impossibilita a socialização adequada ".

Comentários

  1. Sinceramente gente. Por que vcs atacam tanto as TJs? Mesmo que tenham coisas erradas é demais o investimento que fazem contra eles! Sabia que posso denunciar vcs por perseguição religiosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é informação , conhecimento.É algo grave, imagina se o menino precisar de sangue, a mãe dele vai deixar ele morrer no hospital. Esta certo o pai, tem que agir agora.

      Excluir
  2. Bom dia na Graça e na Paz de nosso Salvador Jesus!

    Não é forma de perseguição religiosa alguém dizer e mostrar que a religião de outrem é falsa.
    w64 15/5 pp. 304-318 - A Sentinela — 1964

    ResponderExcluir
  3. Denunciar por perseguição? Hipócrita. Esqueceu das Sentinelas e Despeitai dos anos 80 e 90 os ataques a igreja católica, até chamavam a igreja de prostituta? Agradece que quem expõe esta seita maldita são os próprios membros antigos que a conhecem bem, imagina se a Católica devolvesse as gentilezas, a queda dessa seita seria mais rápida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário