Revista A Sentinela orienta ação das congregações contra idosos desobedientes





Era noite de réveillon na cidade de Belo Horizonte . A capital dos mineiros se despedia de 2010 e aguardava a chegada de 2011 numa grande festa promovida pela Rede Globo de Televisão numa praça da cidade . No primeiro telejornal local transmitido pela emissora , uma reportagem sobre a festa , deixaram abismados várias Testemunhas de Jeová em Belo Horizonte . A reportagem da Rede Globo entrevistou duas senhoras Testemunhas de Jeová , já com mais de 80 anos de idade que estavam participando da festa de virada de ano na cidade . Nenhum ancião da congregação que as idosas Testemunhas de Jeová participavam quiseram tomar ação disciplinar devido a idade delas . Segundo esses anciãos elas eram idosas para passarem por um processo de desassociação . 

Tem aumentado o número de informações sobre ações indisciplinares realizados por idosos em congregações das Testemunhas de Jeová em todo o mundo . São informações de idosos que celebram aniversários de netos , assistem novelas na televisão , fazem fofocas sobre irmãos espirituais e até mesmo abusam de álcool . Alguns idosos também estão sendo acusados de levarem informações apóstatas para dentro das congregações . 

A direção das Testemunhas de Jeová por meio da revista A Sentinela - Edição de Estudo de agosto de 2018 , trouxe orientações para as congregações de acabar com a cultura de não punir idosos desobedientes na comunidade religiosa . No artigo de estudo " Não julgue pelas aparências pode se ler a seguinte informação ; 


                     NÃO JULGUE PELA IDADE







13 A Bíblia destaca muitas vezes que devemos mostrar respeito pelos mais velhos. Levítico 19:32 diz: “Levante-se diante do cabelo branco, honre o homem idoso e tenha temor do seu Deus.” Provérbios 16:31diz também que “os cabelos brancos são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça”. E Paulo aconselhou Timóteo a não criticar um homem idoso, mas a tratá-lo como um pai. (1 Tim. 5:1, 2) Embora Timóteo tivesse alguma autoridade sobre esses irmãos mais velhos, ele devia tratá-los com compaixão e respeito.

14 Mas imagine que um irmão idoso está praticando um pecado ou está incentivando outros a fazer algo que Jeová não gosta. Será que por ele ser mais velho nada deve ser feito? Note o que Jeová diz em Isaías 65:20: “O pecador será amaldiçoado, mesmo que tenha cem anos.” E essa ideia também está em Ezequiel 9:5-7. Jeová não vai deixar passar o pecado de uma pessoa só porque ela é idosa. Temos que lembrar que nossa maior preocupação deve ser respeitar o Antigo de Dias, Jeová Deus. (Dan. 7:9, 10, 13, 14) Se isso estiver claro em nossa mente, não teremos medo de corrigir uma pessoa que precise de conselho, não importa quantos anos ela tenha. — Gál. 6:1.


Fontes das informações : https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/sentinela-estudo-agosto-2018/nao-julgue-pelas-aparencias/





Comentários

  1. Não acho correto punir idosos por supostos erros doutrinais, ele fizeram muito pela religião e nada mais justo que tenham um período de alegrias ou talvez de una parcial ou total caduquice.

    ResponderExcluir
  2. Mas pelos textos usados para dar base a isso já podemos perceber.
    Eles citam textos do velho testamento, sendo que no novo testamento jesus pregou o amor e o perdão. Mas a torre fica procurando textos fora do contexto pra enfiar garganta a baixo suas doutrinas ridículas.

    ResponderExcluir
  3. Por que as tjs não voltam a ser como antigamente, perseguindo só os jovens e deixando os velhinhos em paz? Oh, é mesmo, por que eles não os tem maishttp://testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br/2018/05/criancas-e-jovens-estao-desaparecendo.html Que coisa não?

    ResponderExcluir
  4. Quando era TJ percebi q não há nenhum respeito por ninguém muito menos por idosos que sasos q mais sofrem essa religião foi criada por homens imperfeito nada tem de diferentes das demais

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. E os velhos gagás do corpo governante que fizeram falsas profecias aos montes e os bajuladores débeis mentais que chamam novas luzes á mentira também vão ser ostracizados e punidos.O que está na sentinela de 15 fevereiro de 2017 em vez de se chamar mentira é clareado como uma nova luz a esclarecer que afinal antes não havia luz vão a um psiquiatra.

    ResponderExcluir
  7. ´quer dizer que mesmo se é idoso podem ser desasociado o repreendido e que antes nao era o caso???

    ResponderExcluir

Postar um comentário