Aceitar uma transfusão de sangue é uma decisão pessoal ! É o que diz nota da filial das Testemunhas de Jeová enviada a imprensa italiana



No último dia 19 , a imprensa italiana divulgou a informação que uma adolescente foi impedida por seus pais Testemunhas de Jeová de receber uma transfusão de sangue . 


Como o estado de saúde da adolescente era grave e ela precisava urgente receber a transfusão de sanguínea , os médicos para salvar a sua vida recorreram a um tribunal de justiça . 

Respeitando o direito a vida , o juiz Luciano Trovado , tirou a tutela da adolescente de seus pais e autorizou os médicos a realizarem a transfusão sanguínea . 

O juiz que autorizou os médicos a realizarem a transfusão de sangue na adolescente , declarou para a imprensa que respeita as crenças religiosas das Testemunhas de Jeová , mas não é aceitável que a vida de uma menor de idade seja colocada em risco por aquilo que acreditam seus pais . 

Segundo a imprensa italiana , o juiz Luciano Trovado , convidou o representante das Testemunhas de Jeová para uma reunião em seu tribunal para discutir o assunto e evitar que situações semelhantes aconteçam , visto que as leis da Itália garante o direito a vida para todos seus cidadãos e nenhuma organização ou pessoa pode interferir nesse direito .

Em nota enviada para a imprensa italiana pelo escritório das Testemunhas de Jeová no país sobre o assunto pode se ler as seguintes declarações .

" Gostaríamos de salientar que , apesar de recusarem transfusões de sangue , as Testemunhas de Jeová consideram a vida sagrada , valorizam os progressos realizados no campo da saúde e aceitam de bom grado cuidados médicos para si e seus filhos .

EM QUESTÕES DE CUIDADOS MÉDICOS , AS DECISÕES TOMADAS POR TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO ABSOLUTAMENTE PESSOAIS E LIVRES . ELAS NÃO SÃO IMPOSTAS POR CONFISSÃO . 

Será que as decisões tomadas por Testemunhas de Jeová em questões médicas são pessoais e livres ? 
Veja o que diz o capitulo 13 do livro Você Pode Entender a Bíblia ! publicado pelas Testemunhas de Jeová ? 

Para Jeová o sangue é sagrado porque representa a vida. Jeová mostrou isso mais de uma vez. Depois que Caim matou Abel, Jeová disse: “O sangue do seu irmão está clamando a mim desde o solo.” (Gênesis 4:10) O sangue de Abel representava a vida dele. Depois do Dilúvio, Jeová deixou Noé e a família comerem carne. Mas deu uma ordem clara para não comerem o sangue. Ele disse: “Todo animal que se move e que está vivo pode servir-lhes de alimento. Assim como dei a vocês a vegetação verde, eu lhes dou todos eles. Somente não comam a carne de um animal com seu sangue, que é a sua vida.” — Gênesis 1:29; 9:3, 4.
Uns 800 anos depois disso, Jeová deu a seguinte ordem para a nação de Israel: “Se algum israelita ou algum estrangeiro que mora entre vocês, ao caçar, apanhar um animal selvagem ou uma ave que se pode comer, ele terá de derramar o sangue e cobri-lo com pó.” E disse também: “Não comam o sangue.” (Levítico 17:13, 14) Jeová não tinha mudado de opinião sobre o sangue. Ele queria que seu povo se lembrasse de que o sangue é sagrado. Eles podiam comer a carne, mas não o sangue. Quando eles matavam um animal para comer, deviam derramar o sangue no chão e cobrir com terra

Será que Jeová mudou de opinião com o tempo? Não. Alguns anos depois da morte de Jesus, os apóstolos e os anciãos da congregação de Jerusalém se reuniram. Eles tinham que decidir que partes da Lei dos israelitas continuavam valendo para os cristãos. (Leia Atos 15:28, 29; 21:25) Jeová ajudou aqueles cristãos a entender que eles deviam continuar se lembrando de que o sangue é sagrado e importante. Os cristãos da época dos apóstolos não comiam nem bebiam sangue. Eles também não comiam a carne se o animal não tivesse sido sangrado. Isso seria um pecado tão grave quanto adorar imagens ou tão grave quanto à imoralidade sexual, como por exemplo, o sexo fora do casamento. E até hoje os cristãos verdadeiros não comem nem bebem sangue. Jeová ainda quer que nos lembremos de que o sangue é sagrado.

Será que isso quer dizer que os cristãos não devem aceitar transfusão de sangue? Isso mesmo! Jeová falou que não devemos comer nem beber sangue. Se um 
 médico dissesse para uma pessoa não tomar bebida alcoólica, será que ela poderia colocar a bebida alcoólica na veia? Claro que não! Isso seria igual a beber álcool. Do mesmo modo, colocar sangue na veia é igual a comer ou beber sangue. 

Mas e se o médico disser que vamos morrer se não aceitarmos o sangue? Na verdade, cada um de nós tem que decidir se vai ser obediente ou não. Mas os cristãos verdadeiros não aceitam transfusão de sangue. Será que eles não querem continuar vivendo? É claro que os cristãos verdadeiros dão valor à vida e querem continuar vivendo. Por isso, procuram tratamentos que não usam sangue

Nós queremos ter boa saúde. Mas não vale a pena desobedecer a Jeová para tentar salvar a vida. Jesus disse: “Quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa a achará.” (Mateus 16:25) Nós amamos a Jeová e queremos obedecer a ele. Jeová sabe o que é melhor para nós e recompensa quem sempre é obediente. (Hebreus 11:6) Assim como Jeová, nós damos valor à vida e achamos que o sangue é sagrado.



Como vimos, os cristãos verdadeiros não comem nem bebem sangue. Também não aceitam usar sangue para tratamento médico. *Mas aceitam outros tratamentos  para tentar salvar a vida. Os cristãos verdadeiros estão decididos a obedecer à lei de Deus sobre o sangue. Por quê? Porque acreditam que quem criou a vida e o sangue sabe o que é melhor para eles. E você? Acredita que Deus sabe o que é melhor para você?


Conforme se pode ler acima , as Testemunhas de Jeová recusam transfusões de sangue porque a organização religiosa orienta seus membros a fazerem isso . Não é uma decisão pessoal de cada Testemunha de Jeová conforme diz a nota . 
Se uma Testemunha de Jeová tomar a decisão pessoalmente de receber uma transfusão de sangue , acaba sendo expulsa da comunidade religiosa  conforme se pode ler no texto  abaixo extraído de um site da organização religiosa  .   

Por que recusam transfusões de sangue
O respeito pela vida que as Testemunhas de Jeová têm influiu também na sua posição com relação às transfusões de sangue. Quando se viram confrontadas com a questão das transfusões de sangue, The Watchtower de 1.° de julho de 1945 explicou em pormenores o conceito cristão a respeito da santidade do sangue.* Mostrou que tanto o sangue animal como o dos humanos estavam incluídos na proibição divina que se tornou obrigatória para Noé e todos os seus descendentes. (Gên. 9:3-6) Mostrou que este requisito foi salientado novamente no primeiro século na ordem de ‘se absterem de sangue’ dada aos cristãos. (Atos 15:28, 29) Esse mesmo artigo tornava claro, à base das Escrituras, que só o uso sacrificial do sangue era aprovado por Deus, e que, visto que os sacrifícios animais oferecidos sob a Lei mosaica prefiguravam o sacrifício de Cristo, a desconsideração do requisito para os cristãos ‘se absterem de sangue’ seria evidência de crasso desrespeito pelo sacrifício de resgate de Jesus Cristo. (Lev. 17:11, 12; Heb. 9:11-14, 22Coerente com esse entendimento da questão, a partir de 1961, quem quer que desconsiderasse esse requisito divino, aceitando transfusão de sangue, e manifestasse uma atitude impenitente seria desassociado da congregação das Testemunhas de Jeová . 




Na nota também pode se ler as seguintes declarações abaixo ; 


A Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová - sempre lemos na nota - sempre cooperou com as autoridades e, mesmo neste caso, está mais do que disposta a explicar detalhadamente aos participantes a sua posição sobre as transfusões de sangue no plano doutrinário e médico-legal; também ficaria feliz em colocar os profissionais de saúde em contato com uma rede de médicos e centros de saúde especializados no tratamento de todos os pacientes sem transfusões de sangue ". Como foi dito, finalmente, "alguns mal-entendidos surgem apenas de uma falta de conhecimento da posição real das Testemunhas de Jeová nas transfusões de assunto, localização - vale a pena repetir - inteiramente compatíveis com a Constituição".






Fontes das informações : https://www.quicosenza.it/news/calabria/213987-tredicenne-ricoverata-a-catanzaro-testimoni-di-geova-spiegano-perche-i-genitori-hanno-rifiutato-la-trasfusione


https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/estudo-da-biblia/de-valor-vida/


https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101993015#h=57:1029-57:1273

Comentários