Derrota histórica ! Testemunhas de Jeová tem de aceitar transfusão de sangue . Esse é o entendimento da Suprema Corte de Justiça da Suíça





As Testemunhas de Jeová podem ter sofrido uma derrota no Supremo Tribunal de Justiça da Suíça que pode ser determinante para decisões judiciais em outros países . O Supremo Tribunal de Justiça da Suíça entende que membros da seita Testemunhas de Jeová não podem recusar transfusões de sangue .   A informação foi divulgada por jornais da Alemanha na última semana . 
Segundo informações , a decisão da Suprema Corte de Justiça da Suíça foi
 pioneira ( primeira ) no mundo . Pelo entendimento dos juízes da Suprema Corte de Justiça ,pacientes  Testemunhas de Jeová , somente podem ser operadas pelos médicos se consentirem previamente com uma transfusão de sangue . 

A Suprema Corte de Justiça da Suíça somente tomou essa decisão , porque no ano de 2015 , uma Testemunha de Jeová procurou uma clínica médica para a realização de uma cirurgia de hérnia de disco . Ao preencher os formulários médicos , o paciente declarou que era Testemunha de Jeová e não aceitaria transfusões de sangue . Como muitas cirurgias médicas , há riscos de complicações e os médicos precisam recorrer a transfusões sanguíneas , a clinica médica recusou a cirurgia no paciente Testemunha de Jeová . 
Alegando discriminação religiosa por parte da clínica médica , o paciente Testemunha de Jeová entrou com um processo nos tribunais de justiça da Suíça contra a clínica médica . Em sua defesa , a clínica médica , alegou para a justiça , que a cirurgia foi negada não pelo fato  do paciente ser Testemunha de Jeová , mas por ele recusar transfusões de sangue no procedimento cirúrgico . 
Conforme foi noticiado no último dia 24 de março pelo blog Testemunhas de Jeová Em Foco , a Suprema Corte de Justiça da Suíça , decidiu em favor da clínica médica . Segundo os juízes , a clínica tinha boas razões para recusar a cirurgia no paciente Testemunha de Jeová , devido aos riscos do paciente ter uma complicação no ato cirúrgico e falecer por sua ignorância religiosa . 

Segundo a imprensa local , a decisão do Supremo Tribunal de Justiça foi uma derrota para as Testemunhas de Jeová , visto que a partir de agora médicos não ficarão mais reféns dos membros da organização religiosa . Segundo informações , muitos pacientes Testemunhas de Jeová , chegam aos hospitais com documentos assinados proibindo os profissionais de usarem sangue em caso de necessidade . Se caso um médico , decidir usar sangue num paciente , que tenha assinado esse documento , ele corre o risco de ser processado judicialmente . 

A imprensa local também destacou que a decisão da Suprema Corte de Justiça foi um duro golpe para as Testemunhas de Jeová , pois no futuro elas terão dificuldades de encontrarem hospitais que atenderão suas exigências de não receber transfusões de sangue . 


O golpe foi dado na doutrina do sangue do Corpo Governante . A Suprema Corte de Justiça da Suíça entende que Testemunha de Jeová não pode recusar transfusão de sangue , se fizer isso qualquer hospital no país pode negar de realizar cirurgias . 

Fonte das informações : https://hpd.de/artikel/zeuge-jehovas-hat-bluttransfusion-akzeptieren-15509

https://www.watson.ch/Blogs/Sektenblog/107346396-Zeuge-Jehovas-akzeptierte-Bluttransfusion-nicht-----jetzt-haben-ihn-die-Richter-ausgebremst

testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br/2018/03/testemunha-de-jeova-perde-acao-na.html

Comentários

  1. Na graça e na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

    “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.”
    [Mateus 5, 9]



    ResponderExcluir
  2. As testemunhas de Jeová realmente se abstêm de sangue?

    A maioria das testemunhas de Jeová responderia a essa pergunta de forma decidida: Sim! Mas, conforme uma breve consideração dos fatos , a resposta é não. As testemunhas não conseguem explicar por que é que a Sociedade Torre de Vigia permite o uso de produtos sanguíneos, como: albumina, EPO, soros de sangue/imunoglobulinas e tratamentos hemofílicos (agentes coagulantes VIII e IX), se estes são claramente tomados para sustentar a vida.

    Como é que isso pode ser honestamente considerado como “abster-se de sangue”? A resposta óbvia é que não pode. Se o uso médico do sangue é errado, não podemos escolher, a nosso bel-prazer, quais são as frações ou produtos do sangue dos quais nos absteremos, nem mesmo argumentando que são “pequenas frações”, da mesma forma que não nos podemos envolver numa “pequena fração” de fornicação ou numa “pequena fração” de adoração a ídolos. Tal raciocínio está seriamente errado.

    Será que as mortes deles eram mesmo necessárias?

    Em décadas passadas, inúmeras testemunhas de Jeová apoiaram lealmente as proibições sobre vacinas e transplantes de órgãos. Em alguns casos, esse apoio leal custou-lhes a vida, e ficamos imaginando como terão reagido suas famílias quando a Sociedade Torre de Vigia finalmente recebeu “nova luz” e revogou a sua posição anterior.

    Ornamentando a capa da edição de 22 de maio de 1994 da revista Despertai! estão as fotos de 26 crianças, com idades até 17 anos, com a legenda: “Jovens que colocaram Deus em primeiro lugar”. No interior, a revista proclama: “No passado, milhares de jovens morreram porque colocaram Deus em primeiro lugar. Ainda há jovens assim. Só que hoje o drama acontece em hospitais e tribunais, tendo como questão as transfusões de sangue” (p. 2). O artigo destacado na página 9, intitulado “Jovens com poder além do normal”, conta a história de três destas crianças que morreram depois de recusarem tratamento com sangue. Será que a morte deles era mesmo necessária?

    A aderência leal à doutrina do sangue custou a vida a milhares de testemunhas. Apesar desse fato, muitos anciãos, membros das Comissões de Ligação com Hospitais e pessoas que já há muito tempo observam a STV, acreditam que é só uma questão de tempo até a organização revogar [abandonar] a sua política a respeito do sangue e o uso de todos os produtos do sangue se tornar um assunto de consciência.

    Entretanto, o leitor da Defesa da Fé é encorajado a informar-se completamente sobre este assunto para que possa fazer uma escolha consciente a respeito do uso do sangue e de produtos sanguíneos. Procure terapias alternativas sem sangue sob o conselho de profissionais médicos qualificados, quem melhor podem informar acerca dos riscos e potenciais benefícios tanto de aceitar como de rejeitar o uso de produtos sanguíneos, independentemente de o uso destes produtos ser presentemente aprovado ou não pela Sociedade Torre de Vigia.

    Para saber mais, acesse o site: http://osarsif.blogspot.com/

    “Na década de 1960, a STV aprendeu que o sangue transfundido não é digerido, mas retido no corpo de forma muito semelhante a um órgão transplantado. Tragicamente, nessa altura já havia morrido muitas testemunhas de Jeová”

    “O sangue transfundido não pode ser usado pelo nosso corpo como alimento, da mesma forma que um transplante de coração ou de rim não pode ser usado como alimento”

    ResponderExcluir
  3. "Mandamentos de Homens" das Testemunhas de Jeová

    Jesus falou daqueles que promovem as suas próprias crenças tradicionais e as colocam acima da Palavra de Deus. Ele disse que Deus acha vã a adoração dessas pessoas pois ensinam "doutrinas como mandamentos de homens". (Mateus 15:9) Um "mandamento de homens", por oposição a um mandamento de Deus, é um ensino que os homens insistem que os seus seguidores aceitem e obedeçam, embora não esteja claramente expresso nas escrituras. Acredito que as Testemunhas de Jeová ensinam muitos desses "mandamentos de homens" como se fossem doutrinas. Por causa disso, acredito que a adoração que elas prestam a Deus é "em vão". Fiz uma lista de 15 doutrinas das Testemunhas de Jeová que me parecem ser claramente "mandamentos de homens".
    Duas esperanças
    As Testemunhas de Jeová ensinam que existem duas esperanças para os cristãos. Os apóstolos ensinaram que só existia "uma esperança" para todos os cristãos. (Efésios 4:4-6) Os apóstolos também proibiram que se ensinasse uma doutrina diferente da que eles ensinavam. Como as Testemunhas de Jeová ensinam doutrinas diferentes das dos apóstolos na questão de quantas esperanças existem para os cristãos, o seu ensino das duas esperanças/duas classes de cristãos, é contrário às escrituras e tem de ser encarado como um "mandamento de homens".
    Proibição de aceitar sangue
    As Testemunhas de Jeová proíbem os seus membros de aceitar sangue. É amplamente entendido por todos os grupos cristãos excepto as Testemunhas de Jeová, que as instruções registadas em Actos 15:29, "continuai a abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos e de sangue e de coisas estranguladas e de fornicação", foram escritas como forte conselho para os novos cristãos, gentios convertidos, para evitarem ofender os cristãos judeus. Sabemos que isto é assim através do contexto. Actos 15:19, 20 diz: "A minha decisão não é atormentar aqueles das nações que se estão a virar para Deus, mas é antes escrever-lhes que se abstenham de coisas poluídas por ídolos, de fornicação, do que foi estrangulado e de sangue." É claro que estas palavras não foram escritas como um decreto vinculativo imposto sobre os cristãos. Sabemo-lo pois Paulo disse mais tarde que os cristãos primitivos tinham de facto liberdade para comer coisas sacrificadas a ídolos desde que isso não fizesse tropeçar os seus irmãos. (1 Coríntios 8:4, 7-9) Também o sabemos pois Paulo disse que para os cristãos "todas as coisas são lícitas mas nem todas são benéficas." (1 Coríntios 6:12) Portanto, a proibição das Testemunhas de Jeová sobre o sangue não tem base nas escrituras. Por isso tem de ser encarada como um "mandamento de homens".

    ResponderExcluir
  4. "Segundo os juízes , a clínica tinha boas razões para recusar a cirurgia no paciente Testemunha de Jeová , devido aos riscos do paciente ter uma complicação no ato cirúrgico e falecer por sua ignorância religiosa . "

    Então os Juízes falaram isso, que a pessoa tinha ignorância religiosa... Unhum... Sei...

    ResponderExcluir
  5. MANDAMENTOS DE HOMENS DAS TJs -ALGUNS
    * Frações de sangue (estocado ou não).
    * Não uso de barba (quem usar certamente será perseguido).
    * Não participar dos emblemas todos os que creem em Jesus e desejam fazer isso.
    * Liberação pra transfusão de sangue na Bulgária e ninguém falar disso nas congregações.
    * Ostracizar que discorda do seu Corpo Governante e tratá-los como anticristos.

    QUANDO NÃO HÁ BASE BÍBLICA A ÚNICA SOLUÇÃO É A IGNORÂNCIA RELIGIOSA!

    ResponderExcluir
  6. "Mandamentos de Homens" das Testemunhas de Jeová
    Sinais do fim
    As Testemunhas de Jeová ensinam que crime, guerras, doenças contagiosas, terramotos, fome e coisas semelhantes a estas são sinais da segunda vinda de Cristo e têm sido muito piores desde o ano 1914 do que em gerações passadas. Elas ensinam que isto prova que Cristo voltou nesse ano. Os factos mostram que isto é uma deturpação das escrituras. Leia Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 cuidadosamente e verá que o que Jesus disse realmente foi que essas condições existiriam desde esse tempo em diante, até à sua volta e não seriam de modo nenhum sinais da sua volta. Ele avisou os seus discípulos de que não deviam ficar preocupados com tais coisas. Ele disse: "Estas coisas têm de ocorrer, mas o fim não virá imediatamente." (Lucas 21:9) Ele comparou os tempos difíceis às "dores de parto". (Mateus 24:8) Pois assim como é frequente uma mulher passar por um longo e doloroso período de tempo antes de finalmente dar à luz, assim também Jesus indicou que o nosso mundo teria de enfrentar muita dor antes de Cristo voltar. Para apoiar a sua interpretação das escrituras a respeito de um "sinal composto da presença invisível de Cristo", a Watchtower Society tem manipulado de forma desavergonhada as estatísticas a respeito de crime, guerras, doenças e terramotos, desde que começou a tentar provar as suas afirmações. A verdade, porém, é que desde 1914 nenhum destes problemas tem piorado e muitos deles até têm melhorado, se forem comparados com gerações passadas. Um estudo objectivo das escrituras e da História mostra claramente que a interpretação da Sociedade a respeito do "sinal composto" não é um ensino das escrituras, é uma tradição de homens.
    O nome "Testemunhas de Jeová"
    O nome "Testemunhas de Jeová" foi retirado das palavras de Deus a Israel, registadas em Isaías 43:10. Dar a um grupo cristão esse nome, contraria os ensinos das escrituras de várias maneiras. Primeiro, conforme foi mencionado, essas foram palavras dirigidas por Deus à nação de Israel, não foram dirigidas aos cristãos. A Bíblia diz-nos que os cristãos devem ser testemunhas de Jesus tal como os judeus eram testemunhas de Jeová. Jesus disse: "Sereis minhas testemunhas". (Actos 1:8) E a própria Bíblia diz-nos que foi "por providência divina", pela própria direcção de Deus, que o Seu povo na era pós-judaica seria conhecido pelo nome de Jesus Cristo. (Actos 11:26) O uso do nome "Testemunhas de Jeová" é um "mandamento dos homens" que é contrário às escrituras.

    ResponderExcluir
  7. Testemunhas de Jeová pagam 22 milhões de euros por abuso sexual
    O júri de um tribunal norte-americano condenou as Testemunhas de Jeová da congregação de Fremont, na Califórnia, a pagarem cerca de 22 milhões de euros a uma jovem que terá sido abusada por um dos membros da instituição.
    Os membros do júri decidiram, em julgamento, que Candace Conti, atualmente com 26 anos, deverá ser indemnizada em seis milhões de euros como compensação pelos danos sofridos e em 16 milhões pelos danos morais.
    Candace contou em tribunal que, durante dois anos, foi abusada sexualmente por um membro da congregação de Testemunhas de Jeová de Fremont, nos Estados Unidos de América, da qual também fazia parte.
    FONTE:
    https://www.jn.pt/mundo/interior/testemunhas-de-jeova-pagam-22-milhoes-de-euros-por-abuso-sexual-2618538.html

    DE ONDE SAI ESSE DINHEIRO?
    ADIVINHA!
    DAS CONTRIBUIÇÕES (DONATIVOS) QUE O POVO FAZ DE BOM GRADO PRA PROMOVER A OBRA DO REINO!

    ENTENDEU O MOTIVO PRA TANTA PRESSÃO EM SE DOAR DINHEIRO?

    ResponderExcluir
  8. Agora me diga, Galo Doida, Por que não posta notícia como essa aqui? https://dnsul.com/2018/geral/venezuelanos-serao-acolhidos-em-criciuma/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, por que esta noticia JA TEM espaço em outras paginas. Proxima pergunta...

      Excluir
    2. Já deu essa sugestão pro redadores do site Jw.Org

      Excluir
    3. Oilusionista, que resposta mais imbecil!!! 90% das notícias postadas aqui já estão em outros lugares... Ou "JA TEM" seu espaço em outras páginas... Minha próxima pergunta pra você é: Como você consegue ser tão idiota?

      Excluir
    4. Anônimo, esses aí são aqueles venezuelanos para os quais as TJs foram orientadas a não enviar roupa nem comida mas sim DINHEIRO via donativos pra Torre?
      HHHMMMMMMMMM
      Não sabia que venezuelanos vestiam e comiam dinheiro em espécie. Mas se a santa organização de Shell-Fá está dizendo, então deve ser verdade #SQN

      Excluir
  9. Irmãos, Graça e Paz! Irmão Rogério, mantenha a compostura e respeito por nosso administrador do Blog irmão. E fique na paz de Cristo. Não falei de seu circuito e congregação pra te assustar não. Já viajei muitos circuitos irmão. Não tenho intenção de desgraçar a vida de ninguém pois, basta um deles saber de sua rebeldia aqui que vc vira alvo feroz. Fique tranquilo irmão. Jesus é nosso VERDADEIRO LÍDER E CABEÇA!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Agora no site da Globo

    Justiça autoriza transfusão de sangue em recém-nascido de família Testemunha de Jeová

    https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/justica-autoriza-transfusao-de-sangue-a-crianca-de-familia-testemunha-de-jeova.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa noticia já está editada pelo nosso sistema desde cedo e será divulgada nas primeiras horas do dia 26

      Excluir
    2. Maravilha, parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  12. O blog Testemunhas de Jeová Em Foco valoriza a participação de seus leitores e permite os comentários de pessoas sem serem identificadas pelo Google .
    Pedimos um pouquinho de civismo dessas pessoas e evitem ofensas em suas postagens. Se continuarem com ofensas , em breve as participações só serão possível por meio de conta do Google.

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz irmãos e uma linda noite a todos em Jesus!
    Concordo Galo Doido!

    *** w07 1/4 p. 25 par. 17 Leais a Cristo e a seu escravo fiel ***
    17 Por estarem diminuindo em número, os ungidos não podem estar presentes em todas as congregações para administrar diretamente os bens de Cristo. Por isso, o Corpo Governante designa homens das outras ovelhas para posições de supervisão nas congêneres, nos distritos, nos circuitos e nas congregações das Testemunhas de Jeová. Será que nossa atitude para com esses subpastores está de alguma maneira relacionada com nossa lealdade a Cristo e a seu escravo fiel? Isso será analisado no próximo artigo.

    ********** O NÚMERO DE UNGIDOS ESTÁ DIMINUINDO? ****************

    ResponderExcluir
  14. CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS!
    OLHEM A EXPLICAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE AS SETE TROMBETAS DE APOCALIPSE:

    *** w83 1/9 pp. 29-30 Um exame esquadrinhador de Revelação ***
    SETE TROMBETAS
    Sete anjos devem tocar sete trombetas. (Os servos terrestres de Deus começaram a proclamar mensagens de julgamento em seus congressos de 1922 a 1928.) Portanto, na abertura duma série de sete selos, o último se amplia numa visão de sete outras coisas, trombetas. Cinco mensagens semelhantes a trombetas, a respeito de elementos da organização de Satanás, são anunciadas. A quinta envolve uma praga de pregadores semelhantes a gafanhotos; menciona-se também ser esse o primeiro de três ais. Quando a sexta trombeta é tocada, faz-se menção de soltar aqueles que estão amarrados junto ao Eufrates, onde se situava a antiga Babilônia. (Na atualidade, alguns cristãos foram soltos do cativeiro babilônico após a Primeira Guerra Mundial.) A visão mostra também um exército de 200.000.000 de cavalarianos. — 8:7 a 9:21.


    SEGUNDO O CORPO GOVERNANTE DELES (SEUS LÍDERES HUMANOS) AS TROMBETAS ESTAVAM RELACIONADAS A CONGRESSOS QUE OCORRERAM NOS EUA!!!

    QUANTA PRESUNÇÃO E ARROGÂNCIA DE UMA SEITA QUE ESTA AFUNDANDO POR CONTA DE PROCESSOS JUDICIAIS POR ACOBERTAMENTO DE PEDOFILIA!

    ResponderExcluir
  15. *** w17 julho pp. 27-28 Proteja sua mente do ataque ***
    As mentiras são usadas para enganar as pessoas ou para controlar o modo como elas pensam e agem. De acordo com o livro Engano e Persuasão, a mentira é “prejudicial, antiética e injusta”. A mentira pode ser usada para manipular a mente e as emoções das pessoas.
    Por que a mentira é tão prejudicial? Imagine o estrago que um gás venenoso, invisível e sem cheiro pode causar. Ele pode nos contaminar sem que a gente perceba. A mentira é como esse gás. Ela pode se infiltrar na nossa mente aos poucos. Vance Packard, que estuda o comportamento humano, escreveu: “Muitos de nós estamos sendo influenciados e manipulados — muito mais do que podemos imaginar.” Outro escritor disse que, por causa de informações falsas, homens e mulheres foram “facilmente levados a agir de modo estúpido e perigoso”. Daí, ele fala que a mentira está por trás de coisas terríveis, como guerra, racismo, perseguição religiosa e genocídio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *** w17 julho pp. 28-29 Proteja sua mente do ataque ***
      Lembre-se que Satanás quer enganar você. Ele não quer que você pense de modo lógico nem que veja as coisas como elas realmente são. Por quê? Porque, como diz um livro, as informações falsas “têm mais efeito quando as pessoas . . . não são incentivadas a pensar de modo crítico”. Então, não aceite tudo o que ouve como se fosse verdade. (Pro. 14:15) Jeová deu a você a habilidade de raciocinar e de questionar. Use essa habilidade para encontrar a verdade. — Pro. 2:10-15; Rom. 12:1, 2.

      Excluir
    2. *** w72 15/8 pp. 483-484 Tem mesmo certeza? ***
      Já leu cuidadosamente a Bíblia? Quanto dela já leu? A leitura da Bíblia não devia ser considerada apenas como exercício religioso ou como dever a ser cumprido, mas como meio de provar para si mesmo “a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus”. — Rom. 12:2.
      Por meio de tal estudo da Bíblia obterá o pensamento de Deus sobre os assuntos. Verá o que ele aprova e o que considera errado. Certamente desejará saber a verdade!
      Por isso, é interessante comparar os ensinos das igrejas da cristandade com os da Bíblia, para ver se concordam. Tal exame o ajudará a testar a sua religião e a certificar-se do que é a verdade. — 1 Tes. 5:21.

      Excluir
    3. *** w17 fevereiro p. 26 Como Jeová guia seu povo hoje? ***
      “QUEM É REALMENTE O ESCRAVO FIEL E PRUDENTE?”
      12 O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito.

      Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações.

      Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870.

      Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.

      Excluir
    4. LETRA DO CÂNTICO 123 DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


      "Nosso Deus dá força pra nos ajudar

      E o seu escravo para nos guiar.

      Sempre⁀obedientes, vamos ser leais

      E pregar a todos — desistir jamais!"

      REPAREM:
      "Nosso Deus dá seu escravo para nos guiar"

      SEGUNDO AS TJs O "ESCRAVO" É SEU CORPO GOVERNANTE (HOJE 8 HOMENS PODEROSOS DOS ESTADOS UNIDOS QUE DECIDEM O QUE DEVE SER VERDADE HOJE OU NÃO PARA AS TJs).

      VEJAM O QUE JESUS DISSE:
      (João 16:12-14) 12 “Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas agora vocês não são capazes de suportá-las. 13 No entanto, quando ele vier, o espírito da verdade, ele os guiará a toda a verdade, pois não falará de sua própria iniciativa, mas falará o que ouvir e declarará a vocês as coisas que virão. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o declarará a vocês.


      PORTANTO QUEM TEMOS PARA NOS GUIAR?

      O CORPO GOVERNANTE (QUE ERRA E MUITO) OU O ESPÍRITO SANTO QUE NUNCA FALHA?

      Excluir
  16. Graça e Paz irmãos. Rogério volte! Irei conforme o tempo copiar esses lembretes em posts novos.

    Pra cima da Raposa Galo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Este blog tem um critério editorial ao estilo do jornalismo desportivo espanhol. (Ex: Marca, As, Mundo Deportivo, Sport etc)
    Atacam as TJ sob um suposto lema de isenção e imparcialidade. Tal e qual como os jornais da Catalunha fazem em relação aos times de Madrid e vice versa.
    Em resumo, só é notícia.... Se for pela negativa.
    Desculpem o desabafo mas está política retira bastante credibilidade ao blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não entre as paginas tjs, se existe uma pagina ´so com noticias a favor das tjs, o equilibrio diz, que tem que haver uma só com críticas.

      Excluir

Postar um comentário